18/09/2015
Após pressão, Bradesco instala porta giratória em Tabatinga
Foi instalada nesta quinta-feira (17) a porta giratória com detector de metais da agência do Bradesco da cidade de Tabatinga. Trata-se de uma conquista do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, que intermediou a aprovação da lei municipal junto à Câmara de Vereadores e pressionou a direção do banco a cumprir a determinação.“O novo equipamento proporcionará segurança a bancários e clientes dessa unidade do Bradesco, que foi alvo recente de ação de criminosos armados. É um benefício pelo qual lutávamos há vários anos”, comemora o presidente do Sindicato, Paulo Franco.
Sem porta de segurança, a unidade foi invadida por uma quadrilha armada, no dia 11, que levou grande quantia em dinheiro, além de celulares dos clientes. Na ocasião, dirigentes sindicais estiveram no local e mantiveram contato com a direção do banco e a prefeitura, com intuito de agilizar a instalação do equipamento de proteção.
“Comemoramos essa conquista, mas ao mesmo tempo lamentamos que o Bradesco só tenha feito a instalação depois do assalto. Um banco desse tamanho deveria ter resolvido isso antes que nossos colegas passassem por esses momentos de terror”, alfineta o dirigente sindical Aparecido Augusto Marcelo, que acompanhou o caso.
Depois do crime, a agência chegou a ser interditada pelo Sindicato, que exigiu atendimento psicológico para os bancários. Ao Sindicato, a direção do Bradesco prometeu instalar a porta até o final do mês. “Felizmente, convencemos a direção do banco a apressar tal investimento”, completa o dirigente Luiz Eduardo Campolungo.
Itápolis
Mais do que agradecer pela instalação da porta giratória na agência de Tabatinga, o Sindicato dos Bancários voltou a contatar a Relações Sindicais do Bradesco para cobrar solução para a agência de Itápolis, que ainda não possui o dispositivo. A unidade foi invadida por uma quadrilha armada em junho, que levou dinheiro dos caixas e celulares dos clientes.
Em diálogo com a superintendência regional da instituição, naquele momento, os dirigentes ouviram a promessa de que a instalação da porta giratória seria feita rapidamente. Até hoje, entretanto, nada mudou. Agora, a direção do banco informou que as peças da porta estão disponíveis na agência e que a montagem do equipamento está programada para a próxima semana.
Novo Horizonte
Com lei municipal em vigor desde 2014, que tornou obrigatória a porta giratória com detector de metais em estabelecimentos bancários da cidade, o Bradesco de Novo Horizonte continua sem o equipamento. Para pressionar o banco, o Sindicato encaminhou ofício esta semana, no dia 16, indicando que a agência é a única do município sem proteção.
"Tendo em vista a onda de violência que assola o Estado de São Paulo, tal dispositivo é imprescindível para proteger bancários e clientes. Estamos extremamente preocupados, uma vez que as outras agências do Bradesco da região sem porta giratória já foram assaltadas", avalia o dirigente Júlio César Trigo.
Ações na Justiça
O Sindicato irá protocolar ações na Justiça a fim de garantir que os cidadãos estejam protegidos por portas giratórias nas agências bancárias da região, caso os ofícios que estão sendo enviados aos bancos sejam ignorados. A informação é do presidente Paulo Franco, que já fez tal determinação para a equipe do Crivelli Advogados Associados, que faz o atendimento jurídico à entidade sindical. Prefeitos e vereadores de cidades que não possuem lei também estão sendo contatados.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva