28/07/2015
'Portal do Inferno' e sardinhada: protesto contra assédio moral em SP
Pressão excessiva, gritos, humilhações e constrangimentos. As denúncias de bancários de uma agência do Banco do Brasil no Tatuapé, zona leste da capital paulista, levaram o Sindicato dos Bancários de São Paulo a realizar protesto em frente à unidade, na segunda-feira 27, para cobrar o fim do assédio moral praticado por sua gestora.Segundo os relatos, os trabalhadores estão sofrendo muita pressão, inclusive com gritos por parte da gestora. “O banco respondeu que a situação não existia, como de costume quando acionado, mas conhecemos muito bem o histórico dela. Os trabalhadores se sentem humilhados”, contou o dirigente sindical Willame Lavor.
Para exigir o fim do assédio moral ao qual os funcionários estão sendo submetidos, dirigentes sindicais levaram até a unidade o portal do inferno, simbolizando a difícil situação dos bancários. Também foi realizado a tradicional sardinhada, com churrasco de sardinha sendo distribuído para clientes do banco e pessoas que passavam pelo local.
“O BB transformou o assédio moral em prática de gestão. Acabou com a vice-presidência de pessoas, subordinando-a à vice-presidência de varejo. Isso mostra a falta de interesse nos temas relevantes sobre recursos humanos”, afirma Willame.
Denúncias
O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Paulo Franco, afirma que as vítimas de assédio moral devem levar os problemas aos sindicatos, que têm a obrigação de defender os trabalhadores e preservá-los, mantendo o anonimato. “Quando um caso chega ao Sindicato, nós apuramos e, comprovado o abuso, exigimos uma atitude radical do banco. Desta forma, já garantimos que vários assediadores fossem afastados ou desligados”, afirma.
O Sindicato possui um instrumento de combate ao assédio moral, uma conquista da Campanha de 2010, em que os bancários podem fazer a denúncia com a certeza de que sua identidade será mantida em absoluto sigilo. Para acessar, CLIQUE AQUI.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva