03/07/2014
COE da Caixa busca soluções para desmandos do banco
Em reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) da Caixa, realizada na última terça-feira, 1, na Fetec-SP, dirigentes sindicais de todo o estado de São Paulo debateram assuntos como o a cobrança de metas individuais, as eleições de delegados sindicais, o Saúde Caixa, problemas com a não substituição de empregados e problemas com a empresa PH Serviços no interior do estado.METAS
A cobrança de metas individuais, prática combatida pelas entidades sindicais, está reaparecendo na Caixa Econômica Federal. Em um documento divulgado recentemente, o banco expõe as diretrizes para a implantação do Programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), que descreve as etapas do processo de cumprimento de metas.
O documento do GDP ressalta que “haverá consequências pertinentes ao desempenho de cada um”, o que significa que será elaborado um ranking individual dos empregados, que pode culminar na distribuição privilegiada dos lucros entre o alto escalão do banco.
“A cobrança de metas individuais, muitas vezes abusivas, tem como consequência o assédio moral e o adoecimento do bancário, além de estimular uma competição predatória entre os empregados de uma mesma agência” ressalta Antônio Júlio Gonçalves Neto, o Tony, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e da APCEF/SP.
· Leia também: Caixa volta a cobrar metas individuais, desrespeitando o Acordo Coletivo
NÃO SUBSTITUIÇÃO
Outro problema recorrente na Caixa diz respeito à alteração do RH 184, normativa que dispõe sobre a substituição de empregados durante o período de férias. “Nas agências que trabalham dois assistentes de atendimento, por exemplo, quando um sai de férias, o outro acumula as duas funções porque a substituição só é permitida de houvesse apenas um empregado” explica Tony.
O diretor ressalta que, para diminuir a sobrecarga, muitas vezes, outro funcionário é designado para ajudar aquele que ficou sozinho, porém não recebe o salário referente à substituição. “O sistema da Caixa não permite que seja registrada a substituição se houver outro empregado na função. É um beco sem saída: ou um fica sobrecarregado, ou o outro desempenha uma nova função sem receber por isso”.
Outros assuntos
Os dirigentes sindicais debateram também a questão da PH Serviços, empresa que presta serviço de recursos humanos (RH) à Caixa no interior do estado. De acordo com Tony Gonçalves, a empresa vem desrespeitando os trabalhadores contratados. “Os funcionários não estão recebendo os acertos em dia, o FGTS está deixando de ser recolhido, entre outros problemas. A Caixa, que contratou essa empresa, é de certa forma, responsável também, e nós vamos cobrar que sejam tomadas as devidas providências”.
Marcolino
Durante a reunião, os dirigentes sindicais receberam a visita do deputado estadual Luís Cláudio Marcolino (PT), que oficializou a sua candidatura a deputado federal para as eleições de 2014.
Também bancário, Marcolino defende a os direitos da categoria e vem trabalhando em prol da classe trabalhadora durante todo o mandato. “Apoiamos o candidato pois já conhecemos sua trajetória na Assembleia Legislativa de São Paulo e temos certeza que ele defenderá os trabalhadores na Câmara dos Deputados” declara Tony Gonçalves.
Também bancário, Marcolino defende a os direitos da categoria e vem trabalhando em prol da classe trabalhadora durante todo o mandato. “Apoiamos o candidato pois já conhecemos sua trajetória na Assembleia Legislativa de São Paulo e temos certeza que ele defenderá os trabalhadores na Câmara dos Deputados” declara Tony Gonçalves.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Live dos eleitos da Previ nesta quinta-feira (13) vai avaliar conjuntura econômica e desempenho dos planos
- Setor bancário elimina 8,8 mil postos de trabalho em 2025, apesar do avanço do emprego no país
- STJ decide que contribuição extraordinária para equacionamento é dedutível do Imposto de Renda
- Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
- Carta de Fortaleza define agenda nacional de combate ao racismo e de promoção da inclusão no sistema financeiro
- Em Belém do Pará, trabalhadores participam de barqueada em ato por justiça climática
- Por Dentro do Sistema Financeiro: os novos bancarizados, do PIX à inteligência financeira popular
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- Bancários do Bradesco realizam assembleia virtual nesta sexta-feira (14). Participe!
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano