09/05/2014
Eleições da Funcef terminam nesta sexta. Contraf-CUT apoia a Chapa 1
Candidatos experientes e comprometidos com os empregados da CaixaAs eleições para os membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da Funcef estão em seus momentos finais. A votação teve início na última segunda-feira (5) e termina nesta sexta-feira (9). Ou seja, o tempo destinado à participação dos associados da Fundação - empregados da ativa, aposentados e pensionistas da Caixa de todo o país - está acabando.
Estão em disputa três vagas de diretores eleitos, duas das três vagas de conselheiro deliberativo e uma de conselheiro fiscal. São eleitos titulares e respectivos suplentes de cada vaga nos conselhos.
A Contraf-CUT, a esmagadora maioria das federações e sindicatos e Conselho Deliberativo Nacional (CDN) e a Diretoria Executiva da Fenae manifestam apoio à Chapa 1 - "Movimento pela Funcef".
São 132.070 associados com direito a voto, sendo 94.117 empregados em atividade na Caixa e 34.925 aposentados e pensionistas, além de 610 empregados da Funcef, 1.945 autopatrocinados e 473 afastados.
Para Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, não há dúvida de que a Chapa 1 é a mais comprometida e preparada para representar os associados da ativa, aposentados e pensionistas na gestão da Funcef. "Os integrantes dessa chapa são pessoas capacitadas e experientes. Estou seguro de que, eleitos, eles farão um trabalho sério e digno na gestão do fundo de pensão dos empregados da Caixa", afirma.
"É muito importante que todos participem, pois é com o voto de cada um que vamos fazer da Funcef a expressão daquilo que buscamos construir coletivamente, que é uma Fundação cada vez mais transparente e democrática, com gestão segura e eficiente, que propicie sempre melhorias nos benefícios", frisa o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.
Como votar
Os empregados em atividade na Caixa, incluindo os que estiverem em gozo de férias ou cedidos para entidades sindicais e associativas, votam pelo autoatendimento, opção 4.1 do SISRH. O sistema pode ser acessado em qualquer unidade da Caixa. Para votar, basta selecionar a opção "Eleições Funcef 2014" e seguir as instruções.
Aposentados, pensionistas, autopatrocinados, empregados da Caixa afastados e cedidos e empregados da Fundação votam pela página das Eleições 2014 na internet ou pelo telefone.
Com a senha em mãos, o eleitor deve ligar 0800 722 0158 e seguir as instruções da gravação. Serão aceitas ligações feitas de telefone fixo e móvel identificável.
O participante deve acessar a página www.funcef.com.br/eleicoes2014, clicar no botão "votar" e preencher os dados solicitados (patrocinadora, matrícula e senha de votação). Depois, deve seguir as instruções para fazer sua escolha. O voto pode ser em uma das chapas, em branco (clicando em "Votar" sem escolher nenhuma chapa) ou nulo (escolhendo mais de uma chapa e clicando em "Votar").
Reflexões necessárias
A Fenae lembra que os debates do processo eleitoral devem ser guiados pela história dos últimos 10 anos de muitas lutas, vitórias e desafios ainda por conquistar. A gestão compartilhada é uma dessas importantes conquistas.
Há os que criticam o trabalho realizado pelos representantes eleitos, em parceria com as entidades associativas e sindicais. Uns tentam desqualificar, outros diminuir. Há ainda os que simplesmente ignoram todo o esforço feito e o que dele resultou. O comum, entre todos eles, é difundir a ideia de que fariam melhor, por entenderem mais os anseios dos associados e por serem mais comprometidos em alcançá-los.
Ocorre que faltam aos eventuais descontentes combinar discurso com a prática. É preciso ainda identificar quem de fato tem comprometimento com a luta coletiva, em busca de novos avanços. Por outro lado, também, quem se referencia nessa década de realizações certamente conta com respaldo no movimento associativo e sindical, dado que já tem lado e propósitos definidos.
É importante ainda que cada associado se pronuncie neste processo eleitoral, para que a luta no âmbito da Funcef se fortaleça cada vez mais, sem risco de seguir direcionamento alheio às deliberações dos fóruns do movimento dos empregados e aposentados da Caixa.
Afinal, não dá mais para correr o risco de retrocesso pela eleição de pessoas que venham a comprometer a unidade e o esforço coletivo nos enfrentamentos com a patrocinadora. Todos, portanto, estão convocados a votar, pois a participação fortalece a Funcef e a defesa dos interesses comuns aos associados.
Confira os candidatos da Chapa 1 - "Movimento pela Funcef"
DIRETORIA EXECUTIVA: José Carlos Alonso, Pedro Eugenio Beneduzzi Leite e Renata Marotta.
CONSELHO DELIBERATIVO: Titulares (Jaqueline Maria Fonseca Mello e Olívio Gomes Vieira) e Suplentes (Emanoel Souza de Jesus e Celso Matos).
CONSELHO FISCAL: Titular (Marilde Perin Zarpellon) e Suplente (Gilmar Cabral Aguirre).
Fonte: Contraf-CUT com Fenae
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Live dos eleitos da Previ nesta quinta-feira (13) vai avaliar conjuntura econômica e desempenho dos planos
- Setor bancário elimina 8,8 mil postos de trabalho em 2025, apesar do avanço do emprego no país
- STJ decide que contribuição extraordinária para equacionamento é dedutível do Imposto de Renda
- Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
- Carta de Fortaleza define agenda nacional de combate ao racismo e de promoção da inclusão no sistema financeiro
- Em Belém do Pará, trabalhadores participam de barqueada em ato por justiça climática
- Por Dentro do Sistema Financeiro: os novos bancarizados, do PIX à inteligência financeira popular
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- Bancários do Bradesco realizam assembleia virtual nesta sexta-feira (14). Participe!
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano