Ação na Justiça cobra plano de saúde para aposentados
Sindicato dos Bancários de São Paulo ingressou na Justiça para que trabalhadores permaneçam com convênio médico, como ocorre em outros bancos
São Paulo – Uma das mais importantes reivindicações dos bancários do Bradesco é que possam manter o convênio médico quando se aposentam. Essa proposta tem sido apresentada pelo Sindicato nas negociações com o banco, mas sem que haja qualquer disposição da instituição financeira para discutir o tema.
Diante dessa postura e devido à Justiça dar decisões favoráveis em processos individuais movidos por diversos bancários (formando jurisprudência positiva), o Sindicato ingressou com ação coletiva para que todos os funcionários do banco possam manter o plano de saúde quando se aposentam.
“Não é justo que os trabalhadores, após décadas de serviços prestados ao banco, fiquem sem o convênio médico no momento em que mais necessitam. Atualmente, com os altos custos dos planos, fica praticamente impossível mantê-los”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, acrescentando que outros bancos dão essa possibilidade aos empregados.
A dirigente sindical reforça ainda que, enquanto o processo tramita, o Sindicato buscará alternativas para que o aposentado do Bradesco não fique sem convênio médico.
Jair Rosa - SP Bancários
MAIS NOTÍCIAS
- Governo planeja levar projeto 6x1 em regime de urgência
- Na Previc, Funcef debate propostas para solucionar passivo previdenciário
- Nova estrutura de certificações da Anbima entra em vigor em 2026 e exige preparação dos bancários
- Morosidade da Caixa atrasa pagamento dos deltas e Super Caixa
- Cassi homologa chapas para Eleições 2026; Sindicato e Contraf-CUT apoiam as chapas 2 e 55
- Caso Banco Master: desregulação atinge o próprio Banco Central e ameaça empregos bancários
- Com volta do Congresso, Sindicato segue na defesa dos bancários e bancárias
- Vitória dos trabalhadores: IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE
- Dia da Visibilidade Trans: Sindicato reforça luta por respeito, dignidade e direitos em ano de Campanha Nacional
- Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%