14/01/2014
Sindicato apoia Chapa 1 na eleição ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa
Chapa representativa de empregados ativos e aposentadosO Sindicato dos Bancários de Catanduva e a Contraf-CUT apoiam a Chapa 1 - Movimento pela Saúde nas eleições que serão realizadas de 27 a 31 de janeiro para a escolha dos representantes dos participantes ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Trata-se de uma chapa representativa de empregados ativos e aposentados, contando também com o apoio de inúmeros sindicatos e federações, Fenae, Fenacef, Fenag e Unei. Mais quatro chapas estão inscritas. A votação será eletrônica.
"Apoiamos com entusiasmo a Chapa 1 - Movimento pela Saúde porque é integrada por candidatos comprometidos com a manutenção e a ampliação dos direitos no Saúde Caixa. Todas as conquistas já obtidas foram resultado da ousadia, unidade e mobilização dos empregados da Caixa ao longo dos anos, mostrando que esse é o caminho seguro para seguir avançando cada vez mais", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Em 2004, o Saúde Caixa foi reformulado por um grupo de trabalho formado por representantes dos empregados e da Caixa. "Graças a esse movimento, o Saúde Caixa não é um plano de saúde qualquer, mas é um programa financeiramente mais justo para todos, que garante a responsabilidade conjunta da empresa para a sua manutenção e assegura a participação dos empregados na sua gestão", destaca Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco
O Conselho de Usuários é uma instância autônoma, mas sem caráter deliberativo, composta de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. "A função é fiscalizar e reivindicar constantemente melhorias no Sade Caixa para os empregados ativos e os aposentados", destaca Jair.
Os conselheiros têm um mandato de 36 meses, e não obtêm nenhum benefício ou gratificação pela sua participação. Ou seja, são voluntários em defesa dos seus direitos e da sua família.
"Com toda certeza, a Chapa 1- Movimento pela Saúde será a voz dos usuários junto à gestão do Saúde Caixa", aponta Jair.
Conheça os candidatos da Chapa 1 - Movimento pela Saúde
Titulares
Adeir José da Silva: aposentado (MG)
Alexandro Tadeu do Livramento: São Paulo (SP)
Ivanilde Moreira de Miranda: São Paulo (SP)
Paulo Roberto Borges de Lima: Fortaleza (CE)
Vanessa Sobreira Pereira: Brasília (DF)
Suplentes
Álvaro Roberto de Figueiredo Murce: aposentado (RJ)
Antônio Abdan Teixeira Silva: Brasília (DF)
Ivoneide Gomes Brandão: Garanhuns, PE
Lílian Minchin: São Paulo (SP)
Tiago Vasconcelos Pedroso: Porto Alegre (RS)
Compromissos da Chapa 1 - Movimento pela Sade
- Manter e aperfeiçoar o plano Saúde Caixa, sustentando o Princípio de Solidariedade.
- Defender a ampliação do atendimento odontológico.
- Garantir os direitos dos aposentados.
- Implantar um canal de comunicação do Conselho de Usuários com os beneficiários: um meio de divulgação das informações relevantes do Saúde Caixa, e meio para ouvir e responder demandas e sugestões para o aperfeiçoamento do programa.
- Lutar pela ampliação e qualificação da Rede Credenciada. Fortalecimento de atuação dos comitês de credenciamento e descredenciamento junto ao Conselho de Usuários, com vistas a ampliar a rede credenciada e buscar soluções para problemas locais de credenciamento.
- Apoiar a criação de representações do Saúde Caixa nos estados.
- Buscar a redução da burocracia.
- Revisão dos normativos do Saúde Caixa, buscando a simplificação de procedimentos, sem comprometer a segurança do plano e o sigilo das informações
- Realizar estudo atuarial para melhorias de cobertura, sem comprometer a viabilidade do Plano.
- Realizar estudo para inclusão de pais com baixa renda, sem comprometer financeiramente o plano.
Fonte: Contraf-CUT
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi