Vote 130 para o CA da Caixa Federal
Os empregados da Caixa Federal terão um representante eleito na principal instância decisória do banco público: o Conselho de Administração (CA). A eleição direta para que os trabalhadores participem da gestão das empresas públicas federais é conquista do Sindicato e da CUT.
A votação para o CA da Caixa ocorre entre os dias 11 e 18 de novembro. O voto é secreto e será feito por meio eletrônico. As candidaturas foram inscritas por meio de chapas, nas quais constam os pretendentes aos cargos de titular e suplente, respectivamente. Nesse sentido, o Sindicato apoia a Chapa 130 integrada por Fernando Neiva, titular, e Maria Rita Serrano, suplente.
“A realização do processo eleitoral é uma vitória dos empregados, pois conseguimos fazer com que a Caixa recuasse e tornasse o processo mais democrático. Num primeiro momento, a intenção da direção da empresa era excluir cerca de 80% dos empregados”, afirma o diretor do sindicato Antonio Julio Gonçalves Neto, o Tony. “Apoiamos a Chapa 130 por entender que seus integrantes reúnem as condições necessárias para levar a visão dos trabalhadores para melhorar a gestão do banco público voltado para o desenvolvimento do país.”
Conheça os integrantes da Chapa 130
Fernando Neiva - Economista com extensão em Agenda das Políticas Públicas: Tendências Contemporâneas e pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia de Gestão. Atualmente, cursa Direito.
Ingressou na Caixa em 1989. Integrou as diretorias do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região a partir de 1996, tendo sido presidente entre 1999 e 2008. Atualmente, é diretor do Departamento Jurídico da entidade. Foi membro do Conselho Fiscal da APCEF/MG, diretor da Fenae e da CUT Nacional.
Maria Rita Serrano - Mestre em Administração, em História e em Estudos Sociais.
É empregada da Caixa desde 1989. Foi vice-prefeita de Rio Grande da Serra (SP) e respondeu durante o mandato pela Secretaria de Cidadania do município. É autora do livro O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra. Foi secretária de Finanças da Fetec/SP, integrou por duas gestões o Comitê de Investimento da Funcef e participou da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) entre 2003 e 2009. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. É diretora do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.
MAIS NOTÍCIAS
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva