Coletivo do Banco do Brasil debate ações para o próximo período
O Coletivo de Dirigente do Banco do Brasil da FETEC-CUT/SP reuniu-se, nesta quinta-feira 23, para debater eleições de delegados sindicais, respeito à jornada de 6horas, calendário de eleições CASSI/Previ/Economus e o novo programa de metas colocado em prático pelo banco.
Na reunião, os dirigentes ressaltaram a importância de os sindicatos promoverem eleições de delegados sindicais. O pleito consta do acordo coletivo específico do BB, sendo uma das grandes conquistas da luta dos trabalhadores. Trata-se de um expoente fundamental na organização dos funcionários do BB, auxiliando os sindicatos no encaminhamento das inúmeras demandas.
O Coletivo aprofundou o debate sobre a organização na base cutista do estado de SP da campanha pela jornada de trabalho de seis horas sem redução salarial, a qual contará com um Dia Nacional de Luta no próximo dia 07 de março.
Também esteve na pauta o calendário das próximas eleições no universo do BB. Na CASSI (Caixa de Assistência dos Funcionários do BB), o pleito será no período de 02/04 a 13/04 e já conta com cinco chapas inscritas. Na Previ (Instituto de Previdência dos Funcionários do BB), o processo ainda encontra-se na formação de chapas. As eleições serão de 18 a 29/05. No Economus, o pleito está agendado para o período de 04 a 14/05, para o qual os dirigentes apontaram a importância de constituição de chapa.
O Coletivo também deliberou mobilizações contra o Sinergia, implementado pelo BB. Trata-se do novo programa de metas. Por meio dele, o banco individualizou as metas, as quais até então eram direcionadas para as equipes. Na Avaliação dos dirigentes, o Sinergia precariza as condições de trabalho e abre espaço para o assédio moral e o adoecimento dos trabalhadores.
Fonte: Fetec-CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio