Redes Sindicais do Itaú, Santander, HSBC e BBVA se reúnem no Chile
A Contraf-CUT participa da 7ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais (Itaú Unibanco, Santander, HSBC e BBVA), que acontece a partir desta segunda-feira, dia 5, em Santiago, no Chile. O evento, que vai até quarta-feira, dia 7, é promovido pela UNI Américas Finanças e pelo Comitê de Finanças da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS).
São esperados 94 participantes, vindos de dez países da América Latina e da Europa: Chile, Brasil, Paraguai, Uruguai, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Peru. O Brasil, maior economia da América Latina, terá a maior delegação: 39 representantes.
"O encontro dará continuidade à organização dos trabalhadores desses bancos na América, visando unificar lutas e abrir negociações visando construir acordos marcos globais, a fim de garantir direitos básicos em todos os países do mundo onde esses bancos atuam", afirma Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.
O principal foco da reunião das redes sindicais será o atual sistema financeiro. "Os trabalhadores vão fazer um debate aprofundado sobre o sistema que temos hoje mundialmente", afirma Ricardo. Durante os painéis, os bancários terão a oportunidade de debater suas posições com representantes dos bancos da América Latina, acadêmicos e representantes governamentais.
Mais do que debater, os trabalhadores vão tirar diretrizes de ação e se posicionar sobre mudanças do sistema financeiro. "Tendo a eficácia deste sistema global em crise questionado, os bancários vão se posicionar e defender um sistema regulado, que cumpra seu papel social de desenvolvimento das comunidades", adianta Ricardo.
Os trabalhadores dos quatro bancos vão avaliar ainda as atividades internacionais desenvolvidas no ano de 2011 e definir estratégias e agendas de luta comuns para 2012.
Confira a programa completa em espanhol:
Segunda-feira: día 5
17h: Apertura de la 7ª Reunión Conjunta de las Redes Sindicales de Bancos Internacionales
18h: Presentación de los participantes
18h: Presentación del programa de la 7ª Reunión Conjunta y objetivos.
20h: fin del primer día
Terça-feira: día 6
Contenido temático de los panelistas:
- Tributación sobre el sistema financiero y su impacto en los movimientos de capitales especulativos.
- Las exigencias de capital estructural y las repercusiones de liquidez, el tamaño del sector financiero y sus reflexiones en el empleo.
- Implementación de Basilea 3 y propuestas para regular el sistema financiero.
9h: Panel con el representante de Banco Central de Chile, consejero Enrique Marshall
9h45: Preguntas al panelista
10h: Panel con el representante de la Felaban, Sr. Alberto Morisaki - Membro do Comitê Técnico de Economistas da FELABAN e Economista da Associação de Bancos do Peru (ASBANC)
10h45: Preguntas a los panelistas
11h: Coffee break
11h15: Panel con la Profesora Maria Alejandra Caporali Madi
11h45: Preguntas al panelista
12h: Panel con Claudio Lara, economista y Director de la Escuela de Post Grado de la Universidad ARCIS
12h40: Preguntas al panelista
13h: Almuerzo en el hotel del encuentro
14h30: Debate con los participantes de la 7ª Reunión Conjunta
16h30: Coffee break
16h50: Cierre del seminario y presentación del documento de la 7ª Reunión Conjunta
18h: fin del según día
Quarta-feira: día 7
Contenido del las reuniones de redes por bancos:
- Evaluación del año 2011
- Propuestas de trabajo para el año 2012
9h30: Reunión general en plenario con todas las redes
10h: Reunión de los participantes de las redes por banco
11h30: Coffee break
11h45: Retorno a las reuniones de redes por banco
13h: Almuerzo en el hotel del encuentro
14h30: Presentaciones y resultados de las redes por banco en plenario general
16h30: Coffee break
16h50: Cierre de la 7ª Reunión Conjunta de las Redes y fotos de los presentes.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- NOTA: Em defesa da soberania nacional e contra taxação intervencionista dos EUA
- Sindicato vai às ruas por justiça tributária, fim da escala 6x1 e pela soberania nacional
- COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
- Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
- Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
- Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos! Sindicato marca presença em ato em São Paulo
- SuperCaixa: Novo programa da Caixa acirra clima competitivo, desinforma os empregados e ignora riscos à saúde mental
- Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
- Dia Nacional de Luta: Sindicato denuncia fechamento de agências, demissões e adoecimento no Itaú
- Luta por trabalho digno e justiça fiscal ganha destaque na fachada do Sindicato
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro