20/10/2011

CEF: Para atender melhor o público ou para punir seus empregados?

A partir desta quarta-feira 19, todas as 2.252 agências da Caixa Econômica Federal estarão funcionando com o horário ampliado em pelo menos uma hora. A medida, anunciada pela direção do banco no dia 18, ficará em vigor até o dia 28 deste mês, com o objetivo de satisfazer a demanda acumulada em decorrência dos 21 dias da greve nacional dos bancários.

Conforme a nota da Caixa, “a ação visa proporcionar à população maior comodidade no atendimento após o encerramento do movimento paredista da categoria bancária”.

No movimento sindical já existe um consenso de que o horário de atendimento deve ser ampliado para atender à demanda de serviços. Há, inclusive, uma reivindicação de ampliação do horário de atendimento nos bancos com criação de dois turnos de trabalho, como forma de respeitar as necessidades da comunidade e os direitos dos trabalhadores quanto à jornada de trabalho, proporcionando dessa forma geração de emprego e prestação de melhores serviços à população.

No entanto, a Caixa deve respeitar a jornada de trabalho dos funcionários, avisa o movimento sindical. “Lembramos que, em qualquer hipótese, toda hora trabalhada deve ser registrada e os intervalos para descanso e alimentação respeitados. Também esclarecemos aos trabalhadores que somente a partir da assinatura da Convenção Coletiva deste ano é que vigerá a regra de compensação das horas de greve; até lá todas as horas extras devem ter tratamento normal", avisa Tony Gonçalves, diretor do Sindicato e da APCEF/SP.


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS