Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa detêm 81% do segmento de cartões
Em 2005, os cinco maiores bancos emissores de cartões detinham 68% do mercado. Este ano, a participação saltou para 81%, segundo levantamento da CardMonitor, empresa especializada em estatísticas do mercado de meios eletrônicos de pagamentos.
Na avaliação de José Antonio Camargo de Carvalho, sócio-diretor da CardMonitor, a concentração no segmento de cartões se acelerou como reflexo da própria concentração bancária.
Somente nos últimos anos foram várias fusões e aquisições, como Itaú e Unibanco, Santander e Real, Bradesco e Ibi e Banco do Brasil e Nossa Caixa. O mercado de cartões é dominado atualmente por Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Para o especialista, mesmo com a intensa competição, as vendas de novos cartões estão cada vez mais difíceis. As estimativas são de que 65 milhões de brasileiros tenham um cartão.
Mapeamento da CardMonitor junto aos bancos mostra que existem no Brasil nada menos que 585 tipos de cartões de credito diferentes. Só o Itaú Unibanco tem 116 versões diferentes de cartões. 0 Bradesco tem 104.
Apesar dos bancos estarem emitindo novos cartões a cada dia, parte considerável dos plásticos não é usada efetivamente pelas pessoas. Estudos da CardMonitor mostram que, de cada 100 cartões emitidos, 60 meses depois só sobraram 28 plásticos ativos.
Na média, 31% dos cartões das carteiras dos bancos são cancelados, seja porque o cliente não usa o plástico, seja porque ele usa e se tornou inadimplente. O executivo da CardMonitor participou na última quarta-feira, dia 31 de agosto, do C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, em São Paulo.
Fonte: O Estado de S.Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú confirma pagamento da segunda parcela da PLR em 27 de fevereiro
- Lucro de R$ 15 bi no Santander contrasta com cortes, sobrecarga e retirada de direitos
- Nova estrutura de certificações da Anbima entra em vigor em 2026 e exige preparação dos bancários
- Na Previc, Funcef debate propostas para solucionar passivo previdenciário
- Governo planeja levar projeto 6x1 em regime de urgência
- Morosidade da Caixa atrasa pagamento dos deltas e Super Caixa
- Cassi homologa chapas para Eleições 2026; Sindicato e Contraf-CUT apoiam as chapas 2 e 55
- Caso Banco Master: desregulação atinge o próprio Banco Central e ameaça empregos bancários
- Com volta do Congresso, Sindicato segue na defesa dos bancários e bancárias
- Vitória dos trabalhadores: IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários
- Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE