Portaria que garante trabalhadores nos conselhos das estatais será assinada nesta sexta
A portaria do Ministério do Planejamento que obriga as empresas estatais a eleger um representante dos funcionários para seus conselhos de administração será assinada nesta sexta-feira (11) pela ministra Míriam Belchior, em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento terá a presença da presidenta Dilma Rousseff e de representantes das centrais sindicais.
A participação de funcionários nos conselhos de administração das estatais está prevista no Artigo 7º, da Lei 12.353/2010, assinada pelo ex-presidente Lula. Com a medida, as empresas terão de organizar comissões para escolha do novo conselheiro.
A escolha do representante dos funcionários para o conselho terá de ser feita por eleição e deve obedecer a requisitos que estarão expressos na portaria, que também lista situações nas quais a presença dele nas reuniões será vedada.
Todas as empresas estatais, públicas e de economia mista ligadas à União, com mais de 200 empregados, terão de se adequar à lei. Empresas ligados a governos estaduais e municipais não são atingidas pela norma.
Para o presidente em exercício da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Lopez Feijóo, a assinatura da portaria é uma vitória dos trabalhadores. É também um sinal de que o governo está disposto a trabalhar junto com as centrais. "Isso é um pedido antigo nosso", afirmou. "O governo vai assinar o documento amanhã, no dia da nossa primeira reunião com a presidenta Dilma", completou.
A reunião das centrais sindicais com Dilma Rousseff ocorrerá após a cerimônia de assinatura da portaria. Um dos temas do encontro é o que trata da correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física.
Os líderes sindicais vão insistir com a presidenta em uma correção de 6,46% e alegam que esse percentual é referente à inflação acumulada em 2010, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Já o governo não abre mão do percentual de 4,5%, referente ao centro da meta de inflação para 2011 estabelecida pelo Banco Central.
Fonte: Agência Brasil
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!