Lula veta PL e edita MP sobre cadastro positivo
O projeto de lei aprovado pelo Congresso sobre a criação do cadastro positivo foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu lugar, ele editou a Medida Provisória 518 para a regulamentação do banco de dados de bons pagadores. Tanto o veto quanto a MP já foram publicadas no Diário Oficial da União e já estão em vigor.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Medida Provisória atende às reivindicações dos órgãos de defesa do consumidor ao deixar clara e com limites bem definidos a forma de consulta ao cadastro positivo, características que o PL não observava.
Pela medida, os consumidores terão direito de cancelar o cadastro quando quiserem e acessar gratuitamente suas informações. As empresas de cadastro positivo ficam proibidas de coletarem informações que não estiverem vinculadas à analise de risco de crédito. Nos próximos meses, para consolidar a questão, o Ministério da Justiça deve promover debate a fim de possibilitar a elaboração de um novo projeto de lei. Até lá, vale a MP.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- Torneio de Futebol 1º de Maio acontece amanhã, dia 23/05 no Clube dos Bancários
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026