Fábio Barbosa sai da presidência do banco
Responsável por 25% do lucro líquido mundial da empresa e com perspectiva de ampliar ainda mais sua participação nos resultados da instituição financeira nos próximos anos, o Santander Brasil está mudando a presidência do empresa no país.
Segundo anúncio feito na quarta 22, a direção mundial da instituição submeterá à aprovação da Assembleia Geral de Acionistas a mudança da presidência do Santander Brasil, substituindo Fábio Barbosa, que irá para a presidência do Conselho de Administração do banco, pelo espanhol Marcil Angel Portela Alvarez.
De acordo com a diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rita Berlofa, a mudança encerra um ciclo na condução da empresa em nosso país. “Avalio que Fábio Barbosa foi indicado, após a aquisição do Real, para passar uma tranquilidade maior ao mercado e aos clientes. Muitos funcionários estavam se desligando após a compra do Santander”, afirma a dirigente. “A participação do Brasil no lucro mundial do banco saltou de 5% em setembro de 2009 para 25% em setembro de 2010. Alguns analistas apontam que essa participação, caso nosso país mantenha seu nível de crescimento, aumente ainda mais. Por isso o Santander está apostando todas as fichas aqui, colocando, inclusive, um dirigente da Espanha para presidir o Santander Brasil”.
Segundo a dirigente, o Sindicato continuará cobrando e zelando pelos direitos dos trabalhadores. “Independentemente de quem esteja na presidência do banco, vamos continuar reivindicando melhorias nas condições de trabalho para todos os funcionários do grupo”, destaca a dirigente.
Segundo informações do Santander, o processo de substituição deve estar concluído até o dia 4 de fevereiro.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade