Cresce 123% número de mulheres agredidas que buscam ajuda
A Central de Atendimento a Mulher - Ligue 180 divulgou balanço parcial dos atendimentos nacionais realizados de janeiro a setembro deste ano e constatou aumento expressivo no número de denúncias de agressão. As ocorrências de ameaça, lesão corporal e cárcere privado são os destaques desses meses.
A central, ligada à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), registrou no total 552.034 atendimentos no período. Isso significa aumento de 123% na procura pelo serviço, em relação aos primeiros nove meses de 2009. Foram 47.244 ocorrências de lesão corporal e 12.788 de ameaças, o que corresponde a um aumento de 234% e 102%, respectivamente, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. O número de denúncias de mulheres presas em suas casas saltou de 86 para 359 (317%).
Em quase 70% dos casos, os filhos presenciam as agressões que são praticadas pelos maridos, companheiros ou ex-companheiros. De acordo com os relatos, 58% das vítimas são agredidas diariamente. Em 51% dos casos, a mulher diz correr risco de morte.
Tipos de violência - Dentre estas ocorrências, a Secretaria de Políticas para as Mulheres destaca que de 88.960 casos de violência relatados, 51.736 correspondem à violência física, 1.873 à sexual (tipo que mais aumentou), 10.569 à moral, 1.526 à patrimonial e 22.897 à psicológica.
De acordo com a central, 38.020 mulheres são agredidas diariamente, o que corresponde a 58% do total de agressões, 39,3% (22.624) relataram que a violência começou desde o inicio da relação, 71% das vítimas moram com o agressor e 54.168 mulheres (66,5%) não dependem financeiramente do companheiro.
Fonte: Elenice Santos, com Agência Patrícia Galvão
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade