01/11/2010

Novembro é o mês da Consciência Negra

No dia 20 deste mês, será celebrada o Dia da Consciência Negra, uma das mais importantes datas comemorativas do Brasil, criada para servir de momento de reflexão a respeito das inúmeras injustiças a que os afrodescendentes têm sido submetidos em nosso país.

A data começou a ser celebrada na década de 1960, como forma de homenagear Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695 por bandeirantes paulistas.

Situado em Alagoas, o quilombo chegou a ter mais de 30 mil moradores, no século 17, configurando-se no principal foco de resistência à escravidão já existente em nossa história.

Além de valorizar esse passado de luta contra a escravidão, o Dia da Consciência Negra tem funcionado como um marco na luta do povo negro por mais inclusão na sociedade brasileira.

Em novembro, costumam ganhar destaque as reivindicações do Movimento Negro por igualdade de condições no mercado de trabalho, no acesso à renda e à educação pública de qualidade.

Outro tema que merece destaque é o combate à discriminação racial, que muitas vezes se manifesta de maneira velada em nossa sociedade, por meio de piadas de mau gosto e de comentários e gestos tortuosos.

Fonte: Redação 


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS