Contraf-CUT inicia pelo HSBC retomada das pautas específicas dos bancos
Concluídas as negociações com a Fenaban, a Contraf-CUT está iniciando o processo de retomada das negociações específicas banco a banco. Todas as comissões de organização internas dos bancários das respectivas empresas serão convocadas para a definição de suas pautas e prioridades para o próximo período.
A primeira reunião foi realizada nesta terça-feira 26 na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, com a Comissão de Organização dos Empregados do HSBC. A Contraf-CUT começou esse processo pelo banco inglês em razão de uma demanda latente nas bases de todo o país com relação ao pagamento do adiantamento da PLR.
Isso porque o banco, que não efetuou o pagamento do PPR de 2009 para a maioria de seus funcionários, fez adiantamento salarial de 15% em março de 2010, a ser compensado ainda este ano. A angústia e preocupação dos trabalhadores era que esse adiantamento de 15% fosse já descontado do pagamento da primeira parcela da PLR de 2010, que será creditada nesta quarta-feira 27.
Junto com essa preocupação, os trabalhadores do HSBC já apresentaram como reivindicação a ser levada ao banco o não desconto desse montante, em razão do volume de provisionamentos realizado pelo banco no exercício de 2009, que foi de R$ 309 milhões. Somente no primeiro semestre de 2010 foram provisionados R$ 143 milhões, valor suficiente para assegurar a reivindicação dos bancários.
"Vamos agora buscar imediatamente uma negociação com a direção do banco inglês para assegurar essa reivindicação dos trabalhadores", adianta Miguel Pereira, diretor de Organização da Contraf-CUT, que é funcionário do HSBC. "Aproveitaremos a oportunidade para reivindicar junto ao banco a adesão à nova formulação sobre assédio moral recém-contratada da Convenção Coletiva, além de procurar acertar com o HSBC um calendário de mesas temáticas para a continuidade de discussões de reivindicações já apresentadas e ainda pendentes, como implantação de programa de previdência complementar para todos, segurança bancária e PCS."
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- INSS atualiza procedimentos para pedido de benefício digitalmente. Veja o passo a passo!
- Sindicato e Contraf-CUT cobram mudanças no programa Super Caixa e alertam para possíveis prejuízos aos trabalhadores
- 2º turno das Eleições Funcef começa na segunda-feira (6). Sindicato reafirma apoio aos candidatos do grupo Participantes Funcef
- Bancos de crédito consignado lideram ranking de processos e acendem alerta sobre práticas abusivas
- Movimento sindical orienta atenção redobrada na declaração do imposto de renda neste ano
- Edital de Assembleia Geral Ordinária para eleição de Comissão Eleitoral
- Clube dos Bancários: não haverá expediente nos feriados de Sexta-feira Santa (3) e Páscoa (5)
- Itaú não divulgou aos funcionários o Índice de Cumprimento de Metas do GERA+ do último trimestre de 2025
- Movimento sindical cobra Mercantil sobre divergências no Informe de Rendimentos e orienta cautela na declaração do IR
- Sindicato e Contraf-CUT apoiam a Chapa 2 nas eleições da Previ
- GT de Promoção por Mérito: Definição antecipada de critérios triplica número de empregados da Caixa que recebeu segundo Delta
- Funcionários do Bradesco, cuidado com inconsistências na declaração do Imposto de Renda
- Fenae promove live para debater balanço da Funcef com candidatos do 2º turno
- Após cobrança das entidades sindicais, Caixa agenda reunião para discutir o Super Caixa
- CEE e Caixa debatem melhorias no canal de atendimento às vítimas de violência doméstica