Catanduva recebe caravana de lançamento da Campanha Nacional dos Bancários
Amanhã (25 de agosto), Catanduva receberá a caravana de lançamento da Campanha Nacional Unificada dos Bancários. A mobilização terá início às 10h, nas proximidades do Itaú da rua Minas Gerais, no Centro. As lideranças do movimento sindical seguirão pela rua Brasil, visitando as principais agências da cidade. O encerramento ocorrerá em frente ao Banco do Brasil da rua Pernambuco.
A mobilização será organizada pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, em parceria com os sindicatos de Barretos e Araraquara, além das demais entidades filiadas à Fetec-CUT/SP (Federação dos Bancários da CUT/SP).
Este ano, a Campanha Nacional tem como mote “Outro Banco é Possível”. Além das questões econômicas (aumento real de salário, por exemplo), os sindicatos também reivindicam melhores condições de atendimento aos usuários.
Entre as propostas apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) estão o reajuste de 11% no salário - o que corresponde à reposição da inflação acumulada no último ano mais aumento real - e o fim das terceirizações, prática hoje bastante comum em setores como compensação, home banking, teleatendimento, cobrança, cartão de crédito e retaguarda.
Outra proposta da categoria é ampliar o horário de atendimento ao público. Dessa forma, as agências passariam a funcionar das 9h às 17h. A medida ajudaria a diminuir o tempo de espera dos usuários nas filas e incentivaria a contratação de mais funcionários pelos bancos.
O movimento também pede que as instituições financeiras ampliem a quantidade de funcionários à disposição dos clientes. Pela proposta, o número de caixas eletrônicos por agência não poderá ser superior ao dobro do número de empregados que exercem a função de caixa.
Atividades como a que ocorrerá em Catanduva vêm sendo realizadas em diversas cidades do Interior de São Paulo, nos últimos dias. Ontem, por exemplo, os diretores do Sindicato estiveram em Araraquara e Barretos, para os atos de lançamento da Campanha Nacional, organizados pela Fetec-CUT/SP. Semana passada, eles já haviam participado da caravana de mobilização em Bauru, no centro do Estado.
A primeira reunião entre o Comando Nacional e a Fenaban, marcada para hoje (24 de agosto), na Capital, abordaria as reivindicações sobre saúde e condições de trabalho, com foco no combate ao assédio moral e às metas abusivas. Também seria definido o calendário das próximas negociações.
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade