23/08/2010

BB: Eleição para o Comitê de Ética começa dia 25

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, os funcionários do Banco do Brasil elegem os seus representantes efetivos e suplentes no Comitê de Ética, criado com o objetivo de combater o assédio moral.

A prática está institucionalizada no banco como comprovam as várias denúncias feitas pelos trabalhadores ao Sindicato, processos na Justiça e relatos na imprensa. O assédio é caracterizado, por exemplo, pela ameaça de descomissionamento que o banco utiliza para cobrar metas abusivas, levando o trabalhador ao adoecimento.

O comitê é um avanço no combate à prática e foi fruto da mobilização dos funcionários, apesar de ainda não atender à reivindicação de paridade de representação entre banco, funcionários e não prever a participação do Sindicato.

Este ano, a Fetec-CUT/SP e o Sindicato dos Bancários de Catanduva apoiam Josis Ricardo Cortez e Silvio Zanin. Cortez é funcionário do BB,formado em administração de empresas. Ele já atuou como delegado sindical, cipeiro e membro do Ecoa.

Zanin é formado em economia e atualmente trabalha na Gerat Paulista III, que fica no Complexo São João. Sua história dentro do banco comprova seu perfil de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Já foi membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) por três gestões, do Conselho Usuário da CASSI, do Satélite Esporte Clube e delegado sindical do Complexo São João, além de voluntário no curso da Gepes de alfabetização de jovens e adultos.  


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS