Sindicato questiona aumento de 75% nas metas de PLR do Mercantil
"Esse aumento da meta de lucro virá acompanhado de muito assédio moral e muita pressão sobre os trabalhadores", frisou diretor do Sindicato.
Em reunião com o banco na última terça 13, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região (Seeb Belo Horizonte) rejeitou a nova proposta de acordo da PLR do Banco Mercantil do Brasil, que entre outros problemas, propõe aumento absurdo de 75% da meta de lucro para 2010.
Com isso, a meta que era de R$ 40 milhões em 2009, salta para R$ 70 milhões em 2010, penalizando milhares de funcionários que são as principais vítimas dessa luta desenfreada do banco por lucros cada vez maiores.
Durante a reunião, o diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Vanderci Antônio, denunciou que no setor financeiro não há registro até hoje de um aumento tão abusivo de meta a ser cumprida pelo trabalhador bancário.
"Com certeza esse aumento sobre a meta de lucro virá acompanhado de muito assédio moral e muita pressão sobre os trabalhadores, o que não podemos aceitar", frisou.
Já para o diretor do Sindicato, Marco Aurélio Alves, também presente na reunião, a entidade continuará pressionando o banco contra as metas estratosféricas que penaliza os seus funcionários. "Continuaremos firme no nosso papel de proteger os trabalhadores e continuaremos lutando para que a PLR seja justa", afirma Marco Aurélio.
O diretor Jurídico do Sindicato, Fernando Neiva, criticou a forma unilateral como o banco apresentou a proposta. "È importante lembrar que ao longo dos anos, tanto o Sindicato como os bancários sempre dialogaram com o banco na busca das melhores propostas, não aceitando imposição de metas nos acordo coletivos nem na PLR. Os funcionários reivindicam uma PLR justa e exigem que o Mercantil retire essa meta absurda e faça uma negociação séria que atenda as nossas justas reivindicações", ressalta.
Diante dos argumentos do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, o banco recuou de sua posição e se comprometeu a apresentar outra proposta em nova reunião a ser agendada ainda neste mês.
Fonte: Seeb Belo Horizonte
MAIS NOTÍCIAS
- Banco do Brasil: trabalhadores esperam respostas na negociação desta sexta-feira (14)
- Dia do Bancário: Sindicato prepara live com sorteio de prêmios e celebração à categoria
- Banco do Brasil não apresenta proposta econômica nem devolutivas e frustra funcionários
- Assembleia na segunda-feira (17) delibera sobre proposta da Fenaban e paralisação no dia 20. Participe!
- Saúde Caixa: Banco insiste em proposta que gera perda de remuneração aos empregados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi