Bancários esperam avanços na retomada do CRT do Santander nesta quinta
Trata-se de um fórum de negociação permanente, onde são discutidos problemas de emprego e condições de trabalho, dentre outros.
A Contraf-CUT, em conjunto com outras entidades sindicais e Afubesp, retoma nesta quinta-feira, dia 29, o Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) do Santander. Trata-se de um fórum de negociação permanente, onde são discutidos problemas de emprego e condições de trabalho, dentre outros. A reunião ocorre no Salão Nobre do edifício Altino Arantes (ex-Banespa), no centro de São Paulo.
"A reunião será a retomada do processo de negociação com o banco espanhol após a assinatura do acordo aditivo à convenção coletiva, no dia 16 de março. Esperamos que haja avanços para os trabalhadores, responsáveis pelos excelentes resultados do banco, cujos números do primeiro trimestre serão divulgados nesta quinta-feira", destaca o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Centro de realocação e previdência complementar
"Queremos discutir vários temas importantes, como a manutenção dos empregos diante do processo de fusão em andamento, buscando a realocação dos funcionários atingidos para os centros administrativos e a rede de agências, onde continua existindo carência de pessoal", ressalta
"Também vamos retomar as pendências em relação à previdência complementar, como a manutenção do patrocínio do HolandaPrevi, Samprev e Bandeprev e a instalação do processo eleitoral dos representantes dos participantes no HolandaPrevi e Samprev", enfatiza o dirigente sindical. "Esperamos receber cópia dos estatutos e regulamentos dos fundos de pensão existentes, bem como a composição das diretorias e conselhos", reivindica.
Pijama
O Santander tem negado alguns pedidos de licença remunerada pré-aposentadoria ("pijama") que estão fora do prazo acordado. As entidades sindicais reivindicam que o banco reveja a sua posição, pois os períodos estipulados não tinham o objetivo de punição e sim de disciplinar a gestão do programa.
Terceirização, RH e condições de trabalho
"Recebemos denúncias de que o banco está adotando medidas sobre as quais queremos esclarecimentos. Há informações de transferência de bancários para uma empresa terceirizada chamada Geoban, o que consideramos inadmissível", salienta o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Marcelo Sá.
Os representantes dos trabalhadores também querem debater no CRT procedimentos de RH visando a melhoria do atendimento aos bancários. "Estamos, por exemplo, sugerindo um canal de dúvidas com prazo para resposta de forma a agilizar esse contato", explica Marcelo.
As condições de trabalho nas agências também estão entre os pontos a serem tratados com o banco. "Chegam constantemente ao Sindicato denúncias de falta de funcionários e cobrança excessiva de metas, o que adoece os trabalhadores", relata Marcelo. "Temos propostas para mudar esse quadro, como a realocação e/ou contratação de funcionários, assim como o fim das metas individuais e das metas para os caixas", diz Marcelo.
"Esperamos que o CRT 2010 avance em questões importantes para os bancários", conclui o dirigente sindical.
Reunião da COE do Santander
Antes do CRT, a Contraf-CUT realiza nesta quinta-feira, às 9h, reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, no Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, visando preparar a negociação.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- NOTA: Em defesa da soberania nacional e contra taxação intervencionista dos EUA
- Sindicato vai às ruas por justiça tributária, fim da escala 6x1 e pela soberania nacional
- COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
- Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
- Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
- Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos! Sindicato marca presença em ato em São Paulo
- SuperCaixa: Novo programa da Caixa acirra clima competitivo, desinforma os empregados e ignora riscos à saúde mental
- Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
- Dia Nacional de Luta: Sindicato denuncia fechamento de agências, demissões e adoecimento no Itaú
- Luta por trabalho digno e justiça fiscal ganha destaque na fachada do Sindicato
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro