Parecer sobre custeio do Plano II do Banesprev confirma alerta da Afubesp
O Banesprev divulgou nos últimos dias o parecer da Consultoria Towers Watson sobre o custeio para equacionamento do plano II, depois do Conselho de Administração do fundo de pensão dos banespianos ter solicitado adiamento da implantação de contribuições extraordinárias para este plano.
O documento leva em consideração o alerta feito pelos dirigentes da Afubesp, Paulo Salvador e José Reinado Martins, que são membros suplentes dos Conselhos de Administração e Fiscal do Banesprev, respectivamente, de que o reajuste é inviável, visto que somado a outros pagamentos compulsórios (Cabesp, INSS, IR, entre outros) tomaria cerca de 80% dos vencimentos dos funcionários.
"Considerando que a implantação da contribuição extraordinária pode ter um efeito amplamente negativo sobre o plano, uma vez que as contribuições totais de participantes e patrocinadora mais que dobrará, para muitos participantes sua permanência no plano se tornará financeiramente insustentável, podendo provocar desistências em massa do programa previdenciário", diz o parecer da Towers Watson.
Em seguida, o documento informa que a situação do plano será novamente analisada em reunião extraordinária do Conselho de Administração e em assembleia de participantes, a ser realizada partir de 1º de dezembro deste ano.
"Por este motivo, é importante ficarmos alertas e termos consciência de que o problema foi apenas adiado, mas ainda existe e teremos que nos organizar para enfrentá-lo", lembra o secretário-geral da Afubesp, José Reinaldo Martins.
Fonte: Afubesp
MAIS NOTÍCIAS
- Banco do Brasil: trabalhadores esperam respostas na negociação desta sexta-feira (14)
- Dia do Bancário: Sindicato prepara live com sorteio de prêmios e celebração à categoria
- Banco do Brasil não apresenta proposta econômica nem devolutivas e frustra funcionários
- Assembleia na segunda-feira (17) delibera sobre proposta da Fenaban e paralisação no dia 20. Participe!
- Saúde Caixa: Banco insiste em proposta que gera perda de remuneração aos empregados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi