19/05/2010

Mercantil tenta impedir ação sindical

Banco teve prática anti-sindical ao tentar impedir o papel do Sindicato de informar os bancários.
O funcionário do Mercantil do Brasil e diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Vanderci Antônio, foi abordado de forma agressiva no dia 18 de maio, por volta das 12 horas, ao visitar o departamento Núcleo de Informações de Clientes/Conta corrente do banco. O coordenador de RH do banco, José Mário Bahia tentou impedir autoritariamente que o funcionário Vanderci conversasse com os trabalhadores e realizasse a distribuição do Jornal dos Bancários que é feita regularmente a cada edição, para informar a categoria.

Segundo Vanderci, logo após a entrega do jornal no departamento, José Mário apareceu no corredor bastante nervoso alegando que o trabalho sério realizado pelo Sindicato em dialogar e informar os funcionários atrapalhava a rotina do departamento nomeando o ato de piquete, sem aceitar a real versão dos fatos.

Para Vanderci Antônio, o banco teve uma prática anti-sindical ao tentar impedir o papel do Sindicato de proteger e informar os bancários. “É impossível fazer a entrega do nosso jornal sem conversar com os funcionários. Essas visitas regulares nos departamentos e agências dos bancos sempre foram realizadas pelos dirigentes. Essa é a forma que temos de estar mais presentes em defesa da categoria, para informar e fiscalizar. O Sindicato não aceitará que essa forma truculenta com que o representante do banco agiu vire uma rotina”, afirma Vanderci.


Fonte: Bancários BH


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS