Contraf-CUT divulga subsídios para discussão nas conferências regionais
A Contraf-CUT divulgou caderno especial com subsídios para a discussão nas conferências regionais, que está sendo enviado a todos os estados do País. Conforme definição do Comando Nacional dos Bancários, reunido no dia 20 de maio, o objetivo é auxiliar na preparação da 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que aprovará a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2010.
As conferências regionais também serão subsidiadas pelos resultados das consultas aos bancários que foram encaminhadas para todos os sindicatos e federações.
"Com esse processo de discussões em todas as bases sindicais, queremos ampliar a participação democrática da categoria na definição da campanha e buscar a unidade nacional dos bancários visando novas conquistas na campanha salarial", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
O Comando definiu que os debates preparatórios e durante a Conferência Nacional serão realizados em torno de quatro grandes temas, os quais sempre abordarão simultaneamente todas as questões de igualdade de oportunidades envolvendo gênero, raça, opção sexual e pessoas com deficiência:
Remuneração. Esse debate envolve desde os conceitos sobre remuneração dos bancários - direta e indireta, fixa e variável - até os índices de reajuste que a categoria deve reivindicar na campanha deste ano.
Emprego. Além de conhecer o histórico sobre a evolução do emprego na categoria, aqui os bancários vão discutir como combater a terceirização, precarização, os correspondentes bancários e como criar novos postos de trabalho no sistema financeiro.
Saúde do trabalhador e segurança bancária. Como melhorar as condições de trabalho e acabar com as metas abusivas e o assédio moral, além de proteger os trabalhadores e clientes contra violência e assaltos, são alguns dos temas que serão debatidos nesse grupo.
Sistema Financeiro. Esse tema envolver a discussão sobre o papel dos bancos públicos, a luta em sua defesa e contra as privatizações, a regulamentação do artigo 192 da Constituição (que trata do sistema financeiro), correspondente bancário e plataforma dos bancários para as eleições 2010.
Calendário das conferências regionais
Em 17 de julho encerra o prazo para realização das conferências em todo país e no dia 22 de julho será feita a sistematização dos temas votados. A conferência da FETEC/CUT-SP acontecerá em São Paulo no dia 17 de julho. Prescindindo, a conferencia da Regional 3 da FETEC, Sindicatos dos Bancários de Araraquara, Barretos, e Catanduva, ocorrerá no próximo sábado 26, quando os sindicatos apresentarão o resultado da consulta efetuada junto aos bancários que elencaram as prioridades da campanha nacional deste ano.
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade