Reclamações contra bancos disparam em maio
A quantidade de reclamações procedentes feitas para o Banco Central (BC) contra as instituições financeiras chegou a 749 em maio, maior número desde junho do ano passado, quando foram 823. O dado é 18,7% mais alto do que o mês anterior, abril, quando foram registradas 631 queixas.
As principais reclamações foram sobre débitos não-autorizados, saques e depósitos divergentes. O recordista dentre os bancos com mais de um milhão de clientes foi o Banco do Brasil, seguido pelo HSBC, Bradesco, Santander e Itaú Unibanco.
Para chegar ao número de reclamações procedentes, o Banco Central formula um índice relacionando a quantidade de queixas com número de clientes. O BB ficou com índice 1,08 (337 reclamações); HSBC e Bradesco obtiveram 0,42 (18 e 111, respectivamente); Santander, 0,36 (73); e Itaú Unibanco, 0,35 (72).
A lista do BC é atualizada todo mês e pode ser consultada pelo www3.bcb.gov.br/ranking/idxbg.do. Para fazer reclamações, o telefone é 0800-99-2345.
Fonte: SEEB S Paulo
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