Atenção aos prazos para licença-maternidade maior
Bancárias tem de entregar carta ao RH pedindo ampliação para 6 meses.
A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária determina que a duração da licença-maternidade poderá ser prorrogada por 60 dias, desde que a funcionária faça a solicitação por escrito ao RH do banco até o final do primeiro mês após o parto.
A ampliação de quatro para seis meses vale para as empresas que aderiram ao Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008.
Depois da luta do Sindicato pela ampliação do benefício, os bancos aderiram à licença de seis meses, mas as trabalhadoras devem ficar atentas. “Muitos casos chegam ao Sindicato de bancárias que ficam em dúvida quanto ao pedido de ampliação. Em alguns bancos as mães não estão sendo orientadas corretamente e perdem o prazo do pedido. Portanto, para a conquista ser usufruída, é obrigatório enviar carta ao RH do banco até o final do primeiro mês após o parto. Mesmo se tratando de uma lei, é necessário fazer o pedido por escrito”, orienta o secretário-geral do Sindicato, Roberto Vicentim.
Denúncia – As bancárias que, por algum motivo, tiverem a ampliação negada pela instituição financeira devem entrar em contato com o Sindicato pela Central de Atendimento (3188-5200) ou procurar um dirigente sindical e encaminhar o caso. A licença-maternidade de 180 dias está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho e deve ser cumprida pelos bancos.
Fonte: SEEB S Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- Torneio de Futebol 1º de Maio acontece amanhã, dia 23/05 no Clube dos Bancários
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026