05/01/2026
Sindicato apoia Chapa 2 na eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa
A eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa acontece de 13 a 16 de janeiro, e a Chapa 2 – Movimento pela Saúde se apresenta como a continuidade de uma luta coletiva que já evitou retrocessos históricos no Saúde Caixa, traz para a disputa uma trajetória reconhecida de defesa do plano e de conquistas fundamentais para as empregadas e os empregados da Caixa Econômica Federal.
A atuação do Movimento pela Saúde foi decisiva para impedir a cobrança por faixa etária, barrar os reajustes que o banco queria aplicar em 2025 e 2026 e evitar mudanças estruturais que poderiam levar ao colapso do plano. Além disso, o movimento defende o modelo solidário de custeio, com a manutenção da proporção de 70% de responsabilidade da Caixa e 30% dos empregados, garantindo acesso ao plano independentemente da idade, renda ou composição familiar.
Compromisso com o futuro do Saúde Caixa
Entre as principais propostas da Chapa 2 estão:
A atuação do Movimento pela Saúde foi decisiva para impedir a cobrança por faixa etária, barrar os reajustes que o banco queria aplicar em 2025 e 2026 e evitar mudanças estruturais que poderiam levar ao colapso do plano. Além disso, o movimento defende o modelo solidário de custeio, com a manutenção da proporção de 70% de responsabilidade da Caixa e 30% dos empregados, garantindo acesso ao plano independentemente da idade, renda ou composição familiar.
Compromisso com o futuro do Saúde Caixa
Entre as principais propostas da Chapa 2 estão:
- A luta contra o teto estatutário, que limita a participação da Caixa no custeio do plano;
- O fortalecimento da transparência na gestão;
- A ampliação da qualidade do atendimento; e
- A defesa da sustentabilidade de longo prazo do Saúde Caixa.
A chapa também reforça a necessidade de acompanhamento rigoroso das auditorias, divulgação clara de dados financeiros e participação ativa dos usuários nas decisões que impactam o plano.
A composição da Chapa 2 reúne empregadas, empregados e aposentados com ampla experiência na Caixa, no movimento sindical e na defesa da saúde dos trabalhadores, o que reforça o compromisso com uma representação qualificada e combativa no Conselho de Usuários.
> Leia o boletim da Chapa 2
Apoios reforçam a importância da Chapa 2
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony), ressalta que é fundamental escolher pessoas que tenham comprometimento com os direitos dos participantes para uma boa gestão do Saúde Caixa. "A Chapa 2 integra candidatos que representam as diversas forças do movimento associativo e sindical comprometidas com a defesa dos direitos dos usuários e a sustentabilidade do Saúde Caixa."
Tony ressalta a importância de uma participação massiva dos empregados e aposentados na votação. “A Caixa e os empregados têm enfrentado nos últimos anos ameaças reais e crescentes, com ataques sistemáticos ao modelo de autogestão do plano. A mobilização dos trabalhadores junto ao Conselho de Usuários e as demais entidades sindicais tem garantido a manutenção da forma de custeio nos moldes atuais e o Saúde Caixa para todos. Por isso, a participação de todos no pleito, garantindo a eleição da Chapa 2, é fundamental”, afirma.
Para o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Felipe Pacheco, a Chapa 2 representa a garantia de continuidade da defesa do Saúde Caixa como uma conquista histórica da categoria. “A Chapa 2 tem uma trajetória concreta de luta e resultados. Foi essa mobilização, com o apoio da grande maioria das entidades sindicais e associativas das empregadas e empregados da Caixa de todo o país, que impediu reajustes abusivos e a cobrança por faixa etária”, observou. “Votar na Chapa 2 é defender um Saúde Caixa sustentável, solidário e acessível para todos e que terá força de atuação, pois contará com este mesmo apoio que impediu reajustes nas mensalidades e manteve a sustentabilidade do plano”, completou.
O diretor da Contraf-CUT, Rafael de Castro, destaca que o Conselho de Usuários é um espaço estratégico de disputa em defesa dos direitos. “O Saúde Caixa é fruto da organização dos trabalhadores. A Chapa 2 tem compromisso com a transparência, com o controle social e com a defesa de um plano de saúde que atenda as necessidades reais da categoria”, disse.
Já a secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil, reforça o papel político e pedagógico da eleição. “Essa eleição é fundamental para fortalecer a consciência coletiva sobre o Saúde Caixa. A Chapa 2 expressa a defesa da solidariedade, do pacto intergeracional e da saúde como direito, não como mercadoria”, disse.
Como votar
A votação ocorre de 13 a 16 de janeiro, pelo portal do Saúde Caixa. Para participar, basta acessar o site, realizar o login com CPF e senha do Login Caixa, receber o código de validação e registrar o voto na Chapa 2 – Movimento pela Saúde.
Com histórico de lutas, propostas claras e amplo apoio de lideranças sindicais e representativas de todo o país, a Chapa 2 é a escolha de quem quer defender o Saúde Caixa hoje e garantir o plano para as próximas gerações.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Fechamento de cerca de 250 agências do Itaú provoca caos no atendimento e sobrecarrega bancários e clientes
- Caixa: Comece 2026 assinando o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Debate sobre regulação do sistema financeiro e representação dos trabalhadores é destaque no Estadão
- Conselho de Usuários do Saúde Caixa: candidatos da Chapa 2 realizam live nesta quinta-feira (8)
- Bancários do Itaú avaliam novo Acordo Coletivo em assembleia no dia 13 de janeiro
- Movimentos populares realizarão atos em defesa da democracia neste 8 de janeiro
- Cabesp: Diretores eleitos tomam posse e reafirmam compromisso com a defesa dos associados
- Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026
- CUT emite Nota de Repúdio em defesa da soberania da Venezuela e da paz na América Latina
- Sindicato apoia Chapa 2 na eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Calendário 2026: veja os feriados e pontos facultativos do ano
- Com reajuste zero e garantia de direitos, novo ACT do Saúde Caixa é assinado
- Entenda mudanças na aposentadoria em 2026
- Movimento sindical cobra posicionamento da Caixa sobre compartilhamento de rede entre Saúde Caixa e Cassi
- Às vésperas do fechamento do ano, a luta por mudanças no Super Caixa continua