31/03/2025
Contraf-CUT denuncia práticas antissindicais do Santander em Cuba
O secretário de Assuntos Juridicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, participou do XVII Encuentro Internacional de Abogados Laboralistas y del Movimiento Sindical, em cuba, entre os dias 26 e 28 de março.
Durante o evento que reuniu participantes de diversos países, Lourival denunciou as práticas e condutas antissindicais do banco Santander no Brasil. “Em poucos anos, o Banco Santander reduziu em quase 20 mil o número de bancários no meu país, enquanto aumenta a contratação de trabalhadores por suas empresas coligadas ou controladas”, afirmou.
Durante o evento que reuniu participantes de diversos países, Lourival denunciou as práticas e condutas antissindicais do banco Santander no Brasil. “Em poucos anos, o Banco Santander reduziu em quase 20 mil o número de bancários no meu país, enquanto aumenta a contratação de trabalhadores por suas empresas coligadas ou controladas”, afirmou.

Ele destacou que o Santander tem adotado estratégias para aumentar seus lucros às custas dos direitos e garantias dos bancários, recorrendo a fraudes nas contratações. Um exemplo citado é a transferência de trabalhadores bancários para outras empresas do mesmo grupo econômico, mas formalmente enquadradas em outro ramo de atividade.
“Dessa forma, mesmo que esses trabalhadores exerçam funções de bancários, o banco Santander impede que os sindicatos exerçam sua prerrogativa de representação e defesa da categoria. Além disso, o banco retira desses trabalhadores terceirizados a proteção e os direitos garantidos em negociação coletiva para os bancários”.
O secretário de Assuntos Jurídicos também ressaltou a mobilização do movimento sindical bancário, que segue em campanha nacional — sem prazo para encerramento — para denunciar essas práticas à população e exigir o fim das terceirizações. Além disso, destacou que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários é referência mundial na conquista de direitos, fruto de décadas de luta e organização da categoria.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política