25/04/2024

Trabalhadores querem “um Brasil mais justo”

Pelo sexto ano consecutivo, a CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública realizarão um ato político nacional unificado no dia 1º de Maio. As centrais sindicais prometem realizar um dia de celebração e reflexão sobre o tema “Por um Brasil mais justo”.

Neste ano, a atividade será no estacionamento Oeste do estádio do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, com transmissão pelo canal no Youtube e redes sociais das centrais sindicais. 

“Por um Brasil mais justo, convido não apenas as bancárias e bancários, mas toda a classe trabalhadora a participar das atividades deste 1º de Maio e cobrar a redução da taxa básica de juros, emprego decente, correção da tabela do imposto de renda, a valorização dos serviços e das servidoras e servidores públicos, além de igualdade salarial para quem realiza o mesmo trabalho e aposentadoria digna para quem tanto trabalhou para ajudar o país”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, ao mencionar os debates que são propostos pelas centrais sindicais.

Juvandia ressalta que os temas em debate estão conectados e se somam à luta por justiça no país. “Por exemplo, o Brasil possui uma das maiores taxas de juros reais de todo o mundo. Isso prejudica a economia, aumenta o endividamento das famílias e do Estado e freia a geração de empregos. Só os bancos e os especuladores financeiros ganham com as altas taxas de juros. Toda a sociedade é prejudicada”, disse.

Celebração e reflexão

O ato unificado do 1º de Maio terá dois momentos: a partir das 10h acontecem as falas de lideranças sindicais, representantes do movimento popular, entidades da sociedade civil, parlamentares, lideranças partidárias, ministros e autoridades do Governo Federal.

Após o ato político, começa o “Festival Cultura e Direitos”, com apresentações artísticas e musicais, entre elas: Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua; Na trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles e Doce Encontro.

Ao longo do dia, serão realizadas ações de cidadania voltadas à saúde, orientação jurídica, segurança alimentar, meio ambiente e direitos humanos. Também haverá área para recreação infantil.

"No 1º de Maio, nos juntamos para expressar a importância da classe trabalhadora e manifestar sua força. Nossa mobilização é um compromisso em favor de um mundo melhor, com dignidade, justiça e oportunidades para as pessoas. Não importa se da cidade ou do campo, se do Brasil, de outro país, nós, trabalhadores, estamos todos na mesma luta por respeito, valorização, melhores condições de trabalho e por mais direitos", acrescentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
 
Torneio de Futebol Society dos Bancários vai agitar o Dia do Trabalhador!
 
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região também promoverá uma atividade para celebrar a data: mais uma edição do tradicional Torneio de Futebol Society, no próximo dia 1º de maio, a partir das 9h, no Clube dos Bancários.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas na secretaria do Sindicato ou diretamente com o diretor Sérgio Luís C. Ribeiro – Chimbica (17 99707-1017).

“Nosso Torneio Society é esporte e alegria. Da mesma forma que a iniciativa promove o lazer aos nossos associados, aproveitamos para fortalecer a unidade e a mobilização das bancárias e bancários para a Campanha Nacional da categoria, que neste ano volta às mesas de negociação com os bancos em busca da renovação de um acordo que garanta nossos direitos e avance em conquistas para quem tanto se dedica”, destaca o diretor do Sindicato, Ricardo Jorge Nassar Jr.
 
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS