04/10/2023

Outubro Rosa: Diálogo, prevenção e exames periódicos são armas contra o câncer de mama

O câncer nunca é um assunto fácil de tratar, mas falar sobre o assunto ajuda a aumentar o conhecimento e desmistificar a doença. Esse é o objetivo do Outubro Rosa - movimento internacional para conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. 

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2023, 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. Em 2021, 18.139 mulheres e 220 homens morreram em decorrência do câncer de mama. Ainda de acordo com o Inca, o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Diante desses números, é importante ressaltar que, embora a incidência deste tipo de câncer seja majoritariamente entre mulheres, homens também podem desenvolver a doença. Pessoas que realizaram terapias hormonais para readequação do sexo e gênero também devem ficar atentas e realizar exames periódicos.

Portanto, é fundamental estar atenta às recomendações do Ministério da Saúde para prevenir, diagnosticar precocemente e rastrear a doença. Neste link (clique aqui) você encontra materiais informativos, como a cartilha do Inca, que reúne informações como fatores de risco, sinais e sintomas do câncer de mama.

Como todos os anos, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região se engaja na luta contra a doença e estimula a realização de consultas médicas e exames periódicos para detecção precoce do câncer de mama, como mamografia e ultrassonografia. 
 
"Temos em em nossa história o engajamento com as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras e esta é uma luta que vale muito a pena, e que deve acontecer todos os dias. As mulheres têm de lidar com dores, preconceitos e uma mistura de sentimentos para vencer essa doença. Por isso, é tão importante a divulgação de informações sobre a prevenção. Ao nos engajarmos com o debate específico sobre a saúde da mulher, ampliamos os canais de informação para um tema que é tão importante. Durante a Campanha, neste mês especificamente, reforçamos nosso apoio à causa e reforçamos que a prevenção é fundamental, assim como as chances de cura são muito maiores com o diagnóstico precoce", destaca o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim. 

Fique atenta aos sinais e sintomas

De acordo com o Inca, estes são os principais sinais:

– Nódulo (caroço) fixo e indolor; 
– Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
-Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Fatores de risco:

O Inca explica que não há uma causa única para o desenvolvimento da doença. Diversos fatores estão relacionados:

– Histórico familiar de câncer de mama
– Envelhecimento;
– Determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher
– Sedentarismo
– Exposição à radiação ionizante;
– Excesso de peso;
– Consumo de álcool.
Fonte: Fenae, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS