31/07/2023

Bancários de Catanduva e região participam da 25ª Conferência Estadual da Fetec-CUT/SP

A Fetec-CUT/SP realizou sua 25ª Conferência na manhã do último sábado (29) com a mesa composta por presidentes dos 14 sindicatos que compõem a base da Federação, incluindo o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, representado na mesa por seu presidente Roberto Vicentim.

A secretária-geral da Fetec-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, e a presidenta Aline Molina, abriram os trabalhos do evento que ocorreu durante todo o dia, com mesas sobre conjuntura política e sindical, pesquisa nacional dos bancários e o impacto da inteligência artificial.

O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino falou sobre a nova era de conquistas no governo atual para a garantia e ampliação de direitos de toda a categoria.

Pela CTB, Alex lembrou que passamos os últimos anos na resistência e dos companheiros que partiram durante a Covid, desejando sucesso aos delegados da Conferência.

Representando a Intersindical e pela Fetec-CUT/SP, Índio destacou que essa é a primeira Conferência após a vitória do governo popular e democrático. ''É o momento de avançar nas lutas e defender a democracia e, tão importante quanto, eleger companheiros nas eleições de 2024 em defesa dos direitos da categoria''. 

Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, disse que é preciso muito força para reconstruir o Brasil. ''Temos expectativa de pensar a reconstrução do Brasil com temas que consideramos de suma importância pra tornar o país socialmente justo e ambientalmente sustentável''.

Nesse ano a CUT completa 40 anos e os bancários estão com a Central desde a sua fundação. ''Temos muito orgulho dessa história, celebrando o aniversário da CUT, fundada no Dia dos Bancários, em 28 de agosto''. 

Marcílio Barros, presidente do Sindicato de Bragança Paulista e região, fez a saudação em nome dos sindicatos do interior. ''Muita honra em representar os sindicatos do interior paulista nesse momento de retomada do país. Temos muito temas a debater e parabenizo a Fetec-CUT/SP pela grandiosidade do evento''.

Aline Molina fez um agradecimento especial à Ivone Silva, umas das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, agora ampliando sua luta na vida política. 

Neiva Ribeira, presidenta do Seeb/SP, lembrou que o país ainda enfrenta um cenário de desemprego, misoginia e rápido avanço tecnológico. ''Temos os desafios de nos capacitarmos em redes e em nossa comunicação para combater as fake news, mostrar os avanços do governo e mostrar à categoria a importância de nossa luta''. 

''Temos que estar muito unidos nos comitês de luta, nas brigadas digitais, para mobilizar a categoria e a sociedade. Todos os ministérios em que há mulheres estão sendo atacados pelo Centrão com misoginia e violência política'', disse Neiva.

Além do presidente do Sindicato, Roberto Vicentim, bancárias e bancários de Catanduva e região estiveram representados no evento pelos diretores Júlio César Trigo, Ricardo Jorge Nassar Jr, Luiz Eduardo de M. Freire, Diego Moreno D. de Soares, Guilherme F. Teixeira e pela diretora da Fetec-CUT/SP Regional 3, Flávia Venturini. 
 

 
"Embora o cenário seja positivo, temos ainda alguns desafios pela frente. Nossa participação na Conferência Estadual é muito importante para reforçar nossa unidade na luta não apenas em prol da categoria, por saúde, segurança e remuneração digna, mas de toda a classe trabalhadora. Historicamente a categoria bancária é linha de frente em lutas históricas e neste ano não será diferente. Não estamos sós, estamos atentos e fortes para lutar o bom combate e construir o país que queremos ter, sem fome e sem miséria, com justiça fiscal, juros baixos e crédito acessível, igualdade de oportunidades e inclusão, emprego de qualidade e direitos preservados", ressaltou o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.

 
Fonte: Fetec-CUT/SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS