30/06/2023

Contra o fechamento de agências e demissões, Sindicato lança a campanha #BancoParaTodos em Catanduva e região

Nesta sexta-feira (30), o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região foi às ruas e agências lotadas na base da entidade lançar a campanha #BancoParaTodos, encabeçada pela Contraf-CUT, que tem o objetivo de denunciar e protestar contra o corte de postos de trabalho bancário e fechamento de agências pelos bancos, o que prejudica os trabalhadores do setor e também clientes. 

Dirigentes dialogaram com os trabalhadores da categoria e a população, que manifestaram sua indignação com a falta de funcionários nas agências, as longas filas e o tempo de espera. Um informativo impresso denunciando a situação também foi distribuído durante a mobilização.

"O debate sobre a defesa do emprego e dos direitos dos bancários tem sido pauta permanente em todas as instâncias do Sindicato. Clientes são empurrados para os serviços digitais, sem que muitos deles tenham habilidade ou acesso à tecnologia. Outros precisam se locomover quilômetros atrás de atendimento até a agência mais próxima. Enquanto isso, funcionários adoecem devido à sobrecarga de trabalho e metas inatingíveis. É preciso que a população saiba que a culpa pelo atendimento precarizado não é do bancário, é do banqueiro que lucra milhões, mas insiste na redução de custos através dos cortes na folha de pagamento de salários e na redução de estruturas operacionais”, denuncia o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.
 
    

Atualmente, o Brasil conta com apenas 7.216 agências, menor número desde 2007, quando o Banco Central começou a registrar este dado. Somente em 2022 foram fechadas 428 unidades. 

Levantamento realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revela também que 42% dos municípios brasileiros não possuem nenhuma agência bancária. Destas, 7% não possuem nenhum tipo de atendimento bancário.
 

Outro aspecto negativo do fechamento de agências é a demissão de muitos funcionários, que ficam sem condição para sustentar suas famílias. Além do prejuízo direto aos trabalhadores demitidos, o corte de postos de trabalho pelos bancos afeta negativamente também o comércio e serviços locais.
 

“Esta é uma campanha permanente e que afeta toda a sociedade. A população precisa saber que os bancários são tão vítimas quanto ela. A categoria bancária, clientes e Sindicato precisam estar unidos para inverter essa lógica e manter os direitos dos trabalhadores, por isso a importância da nossa mobilização. Estamos em luta e não mediremos esforços para barrar a falta de responsabilidade social dos bancos, defender o emprego da categoria e a manutenção de agências bancárias onde elas são mais necessárias!”, reforçou o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo Campolungo.
 

 
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS