21/07/2022
Caravana dos Bancários mobiliza categoria e a população de Catanduva para a luta em defesa dos direitos

A Campanha Nacional dos Bancários 2022 já está nas ruas de Catanduva! O Sindicato dos Bancários realizou nesta quinta-feira (21) a Caravana da Mobilização, com a participação de lideranças da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (Fetec-CUT/SP) e dos sindicatos de Araraquara e Barretos.
Com o mote #BoraGanharEsseJogo, a ação foi um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos, ampliando as árduas conquistas.
Com o mote #BoraGanharEsseJogo, a ação foi um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos, ampliando as árduas conquistas.

Com parada nas principais agências centrais da cidade, os dirigentes sindicais também dialogaram com a população, denunciando a exploração dos clientes e usuários dos serviços bancários por meio de juros exorbitantes e a precarização do atendimento.
“A superlotação e as filas nas agências evidenciam a política de redução de custos colocada em prática pelos bancos, que seguem lucrando bilhões às custas de demissões de pais e mães de família. Com a falta de funcionários nas agências, o atendimento fica comprometido. Os bancários que permanecem estão sobrecarregados com o acúmulo de funções, adoecendo fisicamente e mentalmente. É o lucro acima da vida! Por isso a defesa do emprego é uma de nossas principais reivindicações. Os bancos possuem condições suficientes de ampliar as contratações e oferecer condições dignas de trabalho aos seus funcionários”, destacou o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.


A reposição salarial e nas demais verbas também é reivindicação da categoria. “Vivemos uma crise socioeconômica grave, com recorde de desemprego e uma inflação que acabou com o poder de compra da classe trabalhadora e tirou a comida da mesa de milhares de brasileiros, colocando o país de volta ao mapa da fome. Lutamos por aumento real para suprir a desvalorização do salário, mas nossa luta vai além. É também uma questão social, e por isso a defesa dos bancos públicos também é pauta da nossa Campanha. São instituições que garantem o desenvolvimento de todo o país, fomentadoras de políticas de habitação, educação e saneamento básico, fundamentais para a agricultura familiar com a concessão de crédito também para médios e pequenos produtores. Não ao desmonte e à entrega do patrimônio nacional ao capital privado”, acrescentou Vicentim.

A manutenção do Estado Democrático de Direito também foi tema dos discursos do dia. “Estamos nas ruas pela Campanha Nacional dos Bancários, mas também queremos reforçar que defendemos a manutenção da democracia no nosso país, com eleições justas. O momento é de unidade de todos os trabalhadores para derrotarmos este projeto que lança um número cada vez maior de brasileiros nas ruas e na miséria. É preciso que a população escolha de forma consciente representantes que estejam realmente preocupados com a defesa dos direitos e conquistas da classe trabalhadora”, destacou o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.

A Caravana dos Bancários da Fetec-CUT/SP segue nesta sexta-feira (22) para Araraquara, com o apoio e a participação do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região nas atividades propostas.

SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
- Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
- COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional