12/07/2022
Agências do Santander terão atendimento gerencial das 9h às 17h a partir de 18 de julho

Sem nenhuma negociação com o movimento sindical, o Santander informou a rede, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir de 18 de julho.
O movimento sindical procurou o Santander para questionar a nova medida, e está prevista uma reunião sobre o tema para a próxima semana.
O Santander há anos vem alterando o horário de atendimento, em uma clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco para a covid-19, mesmo quando o número de contaminações e mortes em decorrência da pandemia passou a diminuir. Além disso, o banco espanhol tentou também abrir suas agências aos sábados em outros momentos.
O Santander alega que já vem automatizando parte das funções, e que, com a ampliação do horário, pretende oferecer um atendimento melhor aos clientes.
“Só ampliar o horário de atendimento não garante um atendimento melhor, haja vista que o banco vem mantendo as demissões e aumentando as metas, resultando em sobrecarga de trabalho e adoecimentos. Mas, ao invés de contratar mais bancários para diminuir o volume de trabalho, o banco obriga os poucos gerentes a estenderem o horário de atendimento”, destaca Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander).
“Lamentamos que, mais uma vez, o banco tome uma medida que tem consequências diretas no dia a dia de trabalho sem negociar com a representação dos trabalhadores, em desrespeito ao que determina o Acordo Coletivo (ACT) que o banco tem firmado com o movimento sindical”, reforça o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio Trigo.
O Sindicato ressalta sua preocupação com os funcionários e reforça também a urgência de contratações, a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o fluxo de atendimento nas agências, se é esse o argumento do banco.
“A única coisa que importa para o banco parece ser o lucro”, lamentou Trigo.
O Sindicato quer ouvir os gerentes e entender os impactos desta decisão, para que o movimento sindical possa tomar outras providências e encaminhamentos. Procure o sindicato e seu representante sindical, e converse sobre sua rotina e suas funções.
Procure o Sindicato
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Ricardo Jorge Nassar Júnior - (17) 99137-9897, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
O movimento sindical procurou o Santander para questionar a nova medida, e está prevista uma reunião sobre o tema para a próxima semana.
O Santander há anos vem alterando o horário de atendimento, em uma clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco para a covid-19, mesmo quando o número de contaminações e mortes em decorrência da pandemia passou a diminuir. Além disso, o banco espanhol tentou também abrir suas agências aos sábados em outros momentos.
O Santander alega que já vem automatizando parte das funções, e que, com a ampliação do horário, pretende oferecer um atendimento melhor aos clientes.
“Só ampliar o horário de atendimento não garante um atendimento melhor, haja vista que o banco vem mantendo as demissões e aumentando as metas, resultando em sobrecarga de trabalho e adoecimentos. Mas, ao invés de contratar mais bancários para diminuir o volume de trabalho, o banco obriga os poucos gerentes a estenderem o horário de atendimento”, destaca Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander).
“Lamentamos que, mais uma vez, o banco tome uma medida que tem consequências diretas no dia a dia de trabalho sem negociar com a representação dos trabalhadores, em desrespeito ao que determina o Acordo Coletivo (ACT) que o banco tem firmado com o movimento sindical”, reforça o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio Trigo.
O Sindicato ressalta sua preocupação com os funcionários e reforça também a urgência de contratações, a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o fluxo de atendimento nas agências, se é esse o argumento do banco.
“A única coisa que importa para o banco parece ser o lucro”, lamentou Trigo.
O Sindicato quer ouvir os gerentes e entender os impactos desta decisão, para que o movimento sindical possa tomar outras providências e encaminhamentos. Procure o sindicato e seu representante sindical, e converse sobre sua rotina e suas funções.
Procure o Sindicato
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Ricardo Jorge Nassar Júnior - (17) 99137-9897, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho