25/05/2022
Consulta ao 1º lote da restituição do IR já começou

Começou, na terça-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. O valor é relativo à declaração da renda, tendo como base o ano de 2021.
A Receita Federal deve restituir R$ 6,3 bilhões a 3,38 milhões de contribuintes. Os valores do primeiro lote serão depositados no dia 31 de maio deste ano, mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega das declarações.
Este primeiro lote será pago a declarantes com prioridade: idosos acima de 80 anos; contribuintes com mais de 60 anos; contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Pelo terceiro ano seguinte, por conta da pandemia da Covid-19, os prazos de entrega das declarações foram adiados.
O pagamento das restituições do Imposto de Renda será feito na conta corrente do contribuinte. Para isso, no momento da declaração deve-se cadastrar a agência e conta ou então informar o PIX, para o titular que tenha chave com seu número de CPF.
É possível fazer a consulta no site da Receita Federal ou então baixando o aplicativo da Receita no seu smartphone ou tablet. Para além destes dois meios, é possível obter as informações acessando o Portal e-CAC, o centro de atendimento virtual da entidade.
Segundo a Receita Federal, até o final da manhã desta segunda-feira (23) cerca de 25 milhões de declarações do Imposto de Renda 2021 foram enviadas. O Órgão aguarda ainda um total de 34 milhões de declarações.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú repete falhas na divulgação de metas e amplia insatisfação entre bancários
- Coletivo de Segurança do Ramo Financeiro debate aumento de fraudes e precarização da segurança nas unidades bancárias
- Caixa inicia campanha de vacinação contra a gripe para empregados
- Eleições na Previ entram na reta final e a Chapa 2 defende governança e gestão
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos
- Encontro Nacional de Saúde debate adoecimento da categoria e prepara pauta para a Campanha Nacional 2026
- BB: Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite nas Eleições 2026 do Economus. Saiba como votar!
- Sindicato participa de Encontro Nacional de Saúde dos Bancários
- Movimento sindical cobra reunião urgente com presidente da Caixa sobre Bônus Caixa
- Sindicato percorre agências com candidato ao Economus e reforça mobilização para eleição
- Apoiada pelo Sindicato, Chapa 1 – Nossa Luta vence eleição da Apcef/SP
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027
- Movimento sindical propõe e Fenaban aceita negociar cláusulas sobre gestão ética de tecnologia na relação de trabalho
- Projeto do governo Lula propõe redução da jornada de trabalho e reforça debate sobre fim da escala 6x1
- Governo Federal recebe reivindicações da CUT e demais centrais sindicais, incluindo redução da jornada de trabalho sem redução salarial