15/02/2022
Caixa protocola embargos de declaração na ação do concurso de 2014
A Caixa protocolou, na última quinta-feira (11), embargos de declaração na Ação Civil Pública (ACP 0000059-10.2016.5.10.0006) – que trata sobre o concurso de 2014.
Os embargos de declaração são mecanismos que permitem esclarecer eventuais omissões do processo. No caso da Caixa, o documento pede esclarecimentos sobre a ordem de chamamento dos trabalhadores.
Segundo a assessoria jurídica da Fenae, os declaratórios serão julgados diretamente no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT) e ainda não há previsão para o julgamento.
Histórico
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região está atento aos desdobramentos da Ação Civil Pública do concurso de 2014. No último dia 2 de fevereiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Fenae, representando o Sindicato, recorreram na ACP. O recurso seguirá para o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Por meio da mobilização das entidades representativas dos trabalhadores, cerca de seis mil trabalhadores foram contratados pela Caixa, ao garantir a continuação da vigência dos concursos de 2014.
As entidades têm agido para que a Caixa contrate mais bancários e assim diminua . O resultado disso são trabalhadores doentes e sobrecarregados, além de atingir diretamente o atendimento à população.
"A contratação empregados é pauta constante da luta das entidades, que tem agido para diminuir o déficit do quadro de pessoas do banco - que chega a 17 mil empregados, além do adoecimento e sobrecarga que aflige os trabalhadores e a precarização do atendimento à população. Momento é de fortalecer a categoria e seguir lutando por condições de trabalho dignas", ressaltaou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
"A contratação empregados é pauta constante da luta das entidades, que tem agido para diminuir o déficit do quadro de pessoas do banco - que chega a 17 mil empregados, além do adoecimento e sobrecarga que aflige os trabalhadores e a precarização do atendimento à população. Momento é de fortalecer a categoria e seguir lutando por condições de trabalho dignas", ressaltaou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú define reivindicações específicas para 2026
- Sindicato realiza dia 23 Assembleia Virtual da Campanha Nacional 2026
- 41º Conecef aprova plano de lutas e reivindicações das empregadas e empregados da Caixa
- Encontro Nacional do Bradesco aprova pauta de reivindicações e plano de lutas para a Campanha Nacional 2026