08/02/2022
Trabalho afeta a saúde de quase 80% dos empregados da Caixa, revela pesquisa
O trabalho na Caixa está adoecendo os empregados. É o que revelam os primeiros dados da pesquisa encomendada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) sobre a atual condição e os impactos da pandemia na saúde dos trabalhadores do banco. Dos 1.704 empregados da ativa que responderam o levantamento, aproximadamente oito em cada 10 disseram que o trabalho afeta a sua saúde, o que representa quase 80% dos respondentes.
Dos trabalhadores da ativa, 6% estão afastados do trabalho por licença médica. O principal motivo de afastamento são as doenças mentais. 33% estão afastados por depressão, 26% por ansiedade, 13% pela síndrome de Burnout e 11% por Síndrome do Pânico.
“Os dados são assustadores. De imediato, com as informações preliminares, podemos dizer que a Caixa, de algum modo, está fazendo mal à saúde dos seus trabalhadores”, avalia a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, “o cenário piorou muito” desde o último levantamento da Fenae sobre a saúde dos empregados, realizado em 2018. “Sabemos que a pandemia é um fator que pesa na saúde mental dos trabalhadores. Mas, a pesquisa mostra que esse adoecimento está atrelado ao trabalho. Ou seja, o modo de gestão da Caixa, as cobranças e pressão por metas e a jornada exaustiva de trabalho estão interferindo na saúde dos empregados. Esses dados vão nos ajudar a buscar ações em defesa dos bancários”, diz Takemoto. Outro dado da pesquisa mostra que 20% dos bancários da ativa têm jornada de trabalho maior que oito horas diárias.
Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, destaca que há muito tempo o Sindicato tem denunciado que as atuais condições de trabalho têm levado os empregados ao adoecimento. E que encontrar soluções que promovam a saúde e evitem o adoecimento dos trabalhadores tem sido uma das principais bandeiras da entidade.
"O que temos visto é que a forma de gestão atual da Caixa, que reduz o número de funcionários a cada dia e aumenta a demanda de trabalho exponencialmente, é o grande fator de risco. As pessoas adoecem porque estão submetidas à sobrecarga de trabalho, a metas inalcançáveis e a uma pressão desumana. A luta do Sindicato na prevenção e no combate ao assédio é constante. Em 2010, os bancários conquistaram um instrumento institucional, assinado pela Fenaban, pela Contraf-CUT e pelos sindicatos filiados para tratar de denúncias de assédio moral. É fundamental que os empregados continuem denunciando ao Sindicato as más condições de trabalho, para assim subsidiar as providências a serem tomadas. Estamos na luta!, ressalta o diretor.
Perfil da amostra – A pesquisa de opinião da Fenae sobre a saúde dos bancários da Caixa foi realizada pela Acerte Pesquisa e Comunicação, entre os dias 19 de novembro e 10 de dezembro de 2021. 3034 bancários responderam ao questionário até o fim. Destes, 1.704 (56%) são empregados da ativa e 1.330 (44%), aposentados.
Dos respondentes da ativa, 74% estão lotados nas agências. 34% têm cargo em gerência e 21% são Técnicos Bancários Novos (TBN). 71% têm entre 30 e 49 anos. 59% se declararam do sexo masculino; 41, feminino. Já entre os aposentados, 66% têm de 60 a 69 anos. 53% se declararam do sexo masculino e 47, feminino.
A margem de erro da pesquisa é de 1,8 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú define reivindicações específicas para 2026
- Sindicato realiza dia 23 Assembleia Virtual da Campanha Nacional 2026
- 41º Conecef aprova plano de lutas e reivindicações das empregadas e empregados da Caixa
- Encontro Nacional do Bradesco aprova pauta de reivindicações e plano de lutas para a Campanha Nacional 2026