07/10/2021
Funcef: aposentados nascidos em outubro já podem fazer a prova de vida

Iniciada no último dia 1º, a prova de vida para os aniversariantes de outubro deve ser feita até o dia 31, com procedimento obrigatório para todos os aposentados e pensionistas, inclusive para quem recebe pelo convênio com o INSS/Caixa/Funcef. O participante deve ficar atento, pois a falta da prova de vida dentro do prazo leva à suspensão do benefício, até que seja feita nova regularização.
No caso dos pensionistas, a orientação é para que considerem a data de nascimento do titular do plano. Os que não recebem o benefício pelo convênio Funcef devem observar o calendário da prova de vida diretamente no INSS.
É importante conferir se o e-mail cadastrado está atualizado, pois este é o canal para a prova de vida, que deve ser realizada pelo aplicativo da Funcef, disponível gratuitamente no Google Play (Samsung – Android) ou App Store (Apple – IOS).
Mas atenção: no app da Funcef, o ícone da prova de vida foi disponibilizado apenas para os convocados no mês.
Passo a passo de como fazer
No celular do participante deve ser baixado o aplicativo da Funcef, disponível gratuitamente no Google Play ou no App Store.
Após essa etapa, é preciso fazer login em “Autoatendimento”, informando CPF e senha, que é a mesma usada para acessar o site. Caso este seja o primeiro acesso, a orientação é para que o participante crie uma senha em “Primeiro Acesso”.
Os convocados devem acessar o ícone da prova de vida e, em seguida, assistir ao vídeo que explica o procedimento. Após o vídeo, é necessário clicar em “iniciar prova de vida”.
O passo seguinte esclarece a maneira de como proceder com a foto, que deve ser tirada na hora, com o rosto posicionado no espaço delimitado na tela do celular. É preciso ainda clicar em ok e seguir para o próximo passo.
O próximo passo é fazer uma foto da frente e do verso do documento de identificação válido, ou RH ou CNH.
Feito isso, o aplicativo oferece ao participante a opção de cadastrar o celular para acompanhar o processo.
Concluído o cadastro, uma mensagem irá aparecer validando a prova de vida.
Uma recomendação importante: o participante que não tiver acesso a um celular para a realização do procedimento, há a opção de entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em dias úteis. Existe ainda a alternativa Fale Conosco, no site da Funcef (www.funcef.com.br).
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bradesco lucra R$ 13,861 bi no semestre, mas segue demitindo e fechando agências
- Itaú lucra alto no semestre, mas segue extinguindo empregos e fechando agências
- Banco Central reduz Selic para 14% ao ano, mas juros seguem elevados e favorecendo apenas o mercado financeiro
- Financiários definem prioridades para a Campanha Nacional 2026
- CUT convoca mobilização nacional no dia 10 de agosto pelo fim da escala 6x1
- Mobilização ganha força nas agências e recado aos bancos é claro: a categoria exige valorização!
- Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
- Saúde Caixa: Banco apresenta proposta que chega a dobrar mensalidade
- Economus: Diálogo com conselheiros resulta em propostas de melhorias no processo de autorização para exames
- Conferência Nacional dos Financiários começa com debate sobre perfil da categoria, saúde e prioridades da Campanha Nacional 2026
- BB perde a oportunidade de apresentar respostas às reivindicações dos trabalhadores
- Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
- Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro
- CEBB cobra avanços para funcionários do Banco do Brasil em negociação nesta quarta-feira (5)
- Campanha Nacional Unificada das bancárias e dos bancários entra em fase decisiva