28/08/2021
Bancários do Santander não devem mais usar WhatsApp para comunicação com clientes
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, o Santander informou, há algumas semanas, que o uso do WhatsApp Business para conversas com clientes não será mais permitido, e que para se comunicar com clientes, os trabalhadores deverão usar os canais institucionais do banco.
O Santander também se comprometeu a orientar os bancários nessa transição, principalmente entre a última semana de agosto e primeira semana de setembro. A direção do banco comprometeu-se ainda a orientar permanentemente os funcionários sobre uso, acesso e principalmente compartilhamento de dados, visando a segurança de trabalhadores e clientes.
O Sindicato também alerta os bancários sobre a responsabilidade que têm ao usar essas ferramentas, por conta da segurança com as informações dos clientes. As entidades sindicais ainda solicitaram ao banco que, mais do que uma orientação, o Santander estude todo o fluxo de trabalho dos gerentes para que cada vez mais se reduza a necessidade dos clientes de procurarem os gerentes pelo WhatsApp. Além disso, que as soluções sejam possíveis dentro da jornada de trabalho e nos canais institucionais do banco.
Diante da nova orientação do banco, os gestores não podem mais pressionar os bancários a utilizarem o WhatsApp com clientes. Se os gestores continuarem assediando os bancários para isso, eles devem denunciar ao Sindicato. O Santander já concordou que não há segurança sobre o que se compartilha pelo WhatsApp, portanto, os trabalhadores não devem utilizá-lo.
É válido destacar que ainda levará um tempo para que de fato não se utilize mais o WhatsApp. O banco se comprometeu a estudar o fluxo e outras possibilidades de contato, mas até que isso se efetive em uma ferramenta específica, o Sindicato orienta que os trabalhadores utilizem apenas os canais institucionais do banco, para se resguardar de possíveis fraudes, erros ou outras irregularidades no processo.
Os bancários podem entrar em contato com o Sindicato pelo telefone (17) 3522-2409, através do WhatsApp (17 99259-1987) ou pelas redes sociais da entidade.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores consolidam na 17ª Plenária da CUT mais um passo contra o assédio e demais violências
- João Fukunaga deixa a presidência da Previ após devolver superávit histórico à entidade
- Corre garantir seu convite para a Festa dos Bancários!
- Saúde Caixa: Entenda a importância do reajuste zero
- Bancárias participam de Plenária de Mulheres da CUT e reforçam unidade de trabalhadoras
- Cabesp inicia processo eleitoral para triênio 2026/2029
- Contraf-CUT lança a 3ª Copa Contraf-CUT de Futebol Virtual (EA FC 25)
- Bancários de SP debatem plano de lutas em Plenária Nacional da CUT
- Audiência na Câmara celebra 40 anos da primeira greve nacional dos bancários
- 17ª Plenária Nacional da CUT “Novos Tempos, Novos Desafios” começa nesta terça-feira (14)
- Ameaça de perda de função e sobrecarga de trabalho são as principais formas de assédio organizacional dentro da Caixa
- Dia Nacional de Luta: Sindicato protesta contra exploração, demissões e fechamento de agências no Itaú
- Sindicato participa de curso nacional sobre diversidade e direitos LGBTI+ no mundo do trabalho
- Fechamento de agências bancárias é destaque na mídia nacional
- Greve de 1985 será tema de audiência na Câmara dos Deputados