06/07/2021
Pente fino no auxílio doença e invalidez é mais uma crueldade do governo Bolsonaro
.jpg)
O INSS anunciou que fará perícia médica em mais de 170 mil benefícios por incapacidade, o que inclui o antigo auxílio doença e as aposentadorias por invalidez.
Paulo Guedes, ministro de Bolsonaro, continua atacando os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores, com a ladainha de sempre e a desculpa esfarrapada de evitar fraudes. Com isso, ele destroça a sobrevivência de trabalhadores doentes e inválidos e não adota nenhuma medida anticíclica contra o desastroso desemprego divulgado pelo IBGE de 14, 7 milhões de pessoas.
É bom recordar que a reforma previdenciária de Bolsonaro já rebaixou a média de concessão de benefícios em 20%. Em novembro de 2019, no mês da promulgação da nova reforma, a média de concessão era de 1.463,00 e passou em julho de 2020 a ser de 1.204,00, ou seja, 20% menor. Uma perda considerável para os segurados da previdência social.
Na avaliação do secretário geral do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Júlio Trigo, a atitude do governo vem trazer mais sofrimento para os segurados da Previdência que necessitam deste benefício para poder sobreviver e tratar de seus problemas de saúde.
“O prejuízo para os trabalhadores já foi enorme com a contrarreforma da Previdência. Agora, com a revisão dos benefícios do INSS, o governo articula mais um ataque à classe trabalhadora, sobretudo neste período de pandemia, em que muitas empresas não reconhecem os direitos acidentários. Neste jogo de empurra-empurra entre empresa e INSS quem sai perdendo é o trabalhador. Estamos atentos para que os direitos previdenciários dos trabalhadores não sejam ainda mais dilapidados por esse governo que protege os mais ricos e prejudica os trabalhadores mais pobres”, ressalta o dirigente.
Até a conservadora Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência considera como insensato “fazer programas revisionais no meio de uma pandemia quando as pessoas estão mais necessitadas e não devem sair de casa”, segundo informações do Jornal Agora (03.07.21). E os peritos dizem mais: “No meio de uma pandemia é uma crueldade".
Dirigentes sindicais denunciam mais esse golpe
A crueldade do governo Bolsonaro é permanente. Se não bastassem as milhares de mortes por Covid-19, ele insiste em colocar em risco os trabalhadores. Tira benefícios daqueles que mais precisam por estarem doentes ou inválidos, e justamente num momento de desemprego crescente.
Para lutar contra os incessantes ataques aos direitos dos trabalhadores e aposentados, a mobilização constante é fundamental, como ocorreu no último sábado, dia 3 de julho. O movimento Fora Bolsonaro está crescente. É preciso continuar pressionando para acabar com a política genocida de um governo que quer a morte dos direitos dos trabalhadores e a destruição dos direitos previdenciários.
Atenção que o trabalhador deverá adotar frente ao INSS no caso de perícia e pente fino
Todo o trabalhador da ativa ou em pente fino deverá estar mais atento a partir de agora quanto aos resultados da perícia médica:
- Fique atento ao APP MEU INSS. No item OUTROS SERVIÇOS, obrigatoriamente o INSS deverá dar o resultado da perícia no ícone: RESULTADO DE BENEFÍCIO DE INCAPACIDADE, no mesmo dia da perícia após às 21 horas.
- Tenha em mãos o maior número possível de documentos que comprove a situação médica e de saúde (resultados de exames e laudos médicos), e em caso de dúvidas ligue para o número 135, ou atenda as solicitações feitas no APP Meu INSS.
- Garanta o reconhecimento em caso de contaminação por Covid-19, de origem laboral, do Auxílio de Incapacidade (Auxílio doença). Numa pesquisa realizada pela Fetquim em parceria com a UNB foi constatado, na primeira onda da Covid-19, que de 10 casos estudados seis deles decorreram de contágio laboral. Isso permite garantir o benefício acidentário sem a exigência de carência de 12 meses de contribuição e garante ao contaminado após a alta a estabilidade no emprego por 1 ano ( Art. 118 da Lei 8213/91).
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- Coletivo de Segurança do Ramo Financeiro debate aumento de fraudes e precarização da segurança nas unidades bancárias
- Caixa inicia campanha de vacinação contra a gripe para empregados
- Eleições na Previ entram na reta final e a Chapa 2 defende governança e gestão
- Encontro Nacional de Saúde debate adoecimento da categoria e prepara pauta para a Campanha Nacional 2026
- Itaú repete falhas na divulgação de metas e amplia insatisfação entre bancários
- BB: Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite nas Eleições 2026 do Economus. Saiba como votar!
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos
- Sindicato participa de Encontro Nacional de Saúde dos Bancários
- Movimento sindical cobra reunião urgente com presidente da Caixa sobre Bônus Caixa
- Sindicato percorre agências com candidato ao Economus e reforça mobilização para eleição
- Apoiada pelo Sindicato, Chapa 1 – Nossa Luta vence eleição da Apcef/SP
- Movimento sindical propõe e Fenaban aceita negociar cláusulas sobre gestão ética de tecnologia na relação de trabalho
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.717 em 2027