05/07/2021
Comissão de Desenvolvimento Econômico debate a importância da Caixa Federal

O deputado Zé Neto (PT-BA), autor do requerimento do debate, afirmou que a Caixa é uma das empresas públicas mais importantes do país. Segundo ele, mesmo que tenha sido imprescindível para avançar políticas habitacionais, especialmente o Minha Casa Minha Vida, e para viabilizar o pagamento do Auxílio Emergencial, em razão de sua capilaridade, competência técnica e presença em todo o território nacional, a empresa pode ser prejudicada pela atual linha de política econômica. “Verificam-se diversas medidas para fechar agências, realizar vendas de carteiras pouco explicadas, efetivar programas de demissões e preparar a empresa para alguma forma de desestatização, em consonância com a perspectiva de que é melhor passar ativos públicos ao setor privado, como se houvesse bancos privados capazes de efetivar as políticas que a Caixa realiza”, afirmou.
“A Caixa é um banco fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, defendemos a Caixa 100% Pública e seus empregados, que diariamente se desdobram para atender a população brasileira”, afirmou Fabiana Uehara Prosholdt, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa) e secretária da Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que irá participar do debate.
Além dela, foram convidados o superintendente nacional de Trajetória e Desenvolvimento da Caixa, Domicio Tinoco Pinto Neto; o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto; a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e Conselheira de Administração da Caixa, Maria Rita Serrano; e a representante da comissão dos aprovados no último concurso, Isabela Freitas Santana.
> O público poderá acompanhar e participar do debate pelo e-democracia.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Após reivindicação da COE, Itaú flexibiliza regras de mobilidade para visitas comerciais
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- O custo social da reestruturação bancária no Brasil
- CEE/Caixa cobra novo PFG, novo PCS e critérios transparentes para o PSI
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- CEE/Caixa e banco retomam negociações nesta quinta-feira (23)
- Nova diretoria: Chapa 1 vence eleições do Sindicato com 98,97% dos votos
- Começou a eleição do Banesprev! Veja o passo a passo para acessar o sistema e vote já!
- COE cobra respostas do Santander e avança debate sobre inclusão e condições de trabalho
- Negociação sobre saúde acontece sob clima de ameaças
- Ainda não respondeu? Participe da consulta sobre o Super Caixa!
- Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas: abertas inscrições para turma de julho
- Pejotização: o julgamento no STF que pode redefinir os direitos no trabalho
- SantanderPrevi inicia processo eleitoral; Sindicato e Afubesp apoiam os candidatos “Representação de Verdade”