24/06/2021
Santander suspende ampliação de horário de atendimento gerencial nas agências

No início da semana, o Santander anunciou que iria estender até às 16h o atendimento gerencial nas agências, o que gerou muita insatisfação entre os trabalhadores. Na conversa com o RH sindicais, o banco alegou que a medida visava melhorar o fluxo, devido ao aumento da demanda por este tipo de atendimento, o que estava gerando aglomerações nas unidades bancárias.
"Ressaltamos ao banco nossa preocupação com a saúde dos trabalhadores, que teriam tempo maior de trabalho presencial e, com isto, permaneceriam ainda mais expostos ao risco de contaminação pelo coronavírus. Também reforçamos a urgência de contratações, a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o fluxo de nas agências, e que não é a extensão do horário que melhoraria o atendimento", explica o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo Campolungo.
Em todo o Brasil, os trabalhadores mostraram muita indignação com a mudança do Santander – o único banco que faria a extensão do horário de atendimento, de maneira unilateral.
"Mesmo com horário reduzido, o Santander já contabiliza diversos casos de bancários contaminados por Covid-19 e, portanto, a preocupação do banco, nesse momento, não deveria ser com o horário, mas em proteger cada vez mais os trabalhadores, ampliando os protocolos de segurança sanitária e garantindo plenas condições de trabalho", acrescenta o diretor.
No final da tarde de quarta-feira (23), as agências começaram a receber comunicado informando que o Santander reviu a decisão e manterá o atendimento gerencial até às 14h, por tempo indeterminado.
O movimento sindical valoriza que o banco tenha revisto a medida, pois ela resultaria em muitos impactos aos trabalhadores, que já estão sobrecarregados e estão, desde o início da pandemia, na linha de frente, arriscando sua saúde e segue na luta por vacina já para todos os bancários.
Prioridade na vacinação
Desde o ano passado, os sindicatos têm feito campanha de prevenção para que os bancos respeitem e aprimorem constantemente os protocolos firmados entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.
As cobranças e ações dos sindicatos ganharam reforço nacional do movimento sindical, da Fenaban e de deputados e a categoria conseguiu nova vitória na semana passada, quando foi aprovado na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) que inclui os bancários e bancárias como prioritários na vacinação.
O PL foi enviado ao Senado e aguarda deliberações dos senadores para seguir a tramitação.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
- Plebiscito Popular 2025: Sindicato incentiva a participação da categoria no levantamento
- Sindicato participa da 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
- Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
- Funcef: você sabe o que acontece se a meta atuarial não for alcançada?
- TST reafirma direito à jornada reduzida para empregados públicos com filhos com TEA
- Movimento sindical cobra dos bancos compromisso com saúde mental dos trabalhadores
- Saúde Caixa: Comitês de credenciamento e descredenciamentos serão instalados a partir desta quarta-feira (2)
- FETEC-CUT/SP aprova propostas para a 1ª Conferência Nacional dos Bancários Aposentados
- Plebiscito Popular 2025 mobiliza o país pelo fim da escala 6x1
- Desemprego recua para 6,2%, CLT e rendimento batem novos recordes, diz IBGE
- STF amplia responsabilização das plataformas em conteúdos ilícitos na internet
- Assoicado, prepare-se para as certificações Anbima: confira o calendário do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento para julho