09/03/2021
Coletivo Jurídico da Contraf-CUT promove seminário sobre LGPD

O Coletivo Jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) convida a todos os dirigentes sindicais e assessores jurídicos dos Sindicatos e Federações de todo o país a participarem do Seminário “A LGPD na perspectiva de trabalhadores e trabalhadoras”.
Para Lourival Rodrigues, secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, é importante que se construa uma visão crítica com relação às reais implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no ano passado e afeta todas as relações em que há tratamento de dados pessoais por pessoas jurídicas.
"A lei surge em momento de desenvolvimento tecnológico sem precedentes na história, especialmente no que se refere à Inteligência Artificial e à capacidade de processamento e aprendizado das máquinas. A formação de enormes bancos de dados por grandes corporações e empresas de tecnologia, que abrangem desde dados coletados em redes sociais até dados de geolocalização obtidos por meio de aplicativos e de nossos telefones celulares, é não só ameaça à privacidade das pessoas, mas também poderoso meio de predição de comportamento e, mais grave, indução de comportamento a partir de comunicação estratégica, como visto em recentes eleições e no Brexit.”
O secretário explica que o movimento sindical se envolve com a questão em três níveis: pessoal, pois cada dirigente é titular de dados protegidos; coletivo, pois os dados pessoais das categorias representadas passam a ser objeto de preocupação na atuação sindical geral, política e nas negociações coletivas; e institucional, uma vez que as entidades terão de se adaptar às exigências legais. “Por isso, o entendimento básico dessas questões e suas implicações é de inegável importância para o movimento sindical e suas assessorias”, completou.
O formato pensado é de três mesas com dois convidados debatedores, que farão exposição acerca do tema, mediados por dirigentes ou membros das assessorias. Não haverá espaço para falas da plateia, mas poderão ser realizadas perguntas via chat, que serão respondidas no evento ou repassadas aos palestrantes.
O evento será realizado pela ferramenta de Webinar do Zoom, que permite uma maior quantidade de participantes, otimiza a visualização dos palestrantes e permite a realização de perguntas e acompanhamento pós seminário. As inscrições podem ser realizadas AQUI.
Após a inscrição, cada participante receberá o link de acesso ao Seminário, que é único e não deve ser compartilhado, pois o mesmo só permite um único dispositivo conectado por link.
Programação
09h: Abertura Política
09:15h: O Quê é LGPD?
Debatedores:
Guilherme Pinheiro, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados
Paula Nocchi Martins (Lara Lorena Advogados)
10h40: O Direito à Privacidade e os Dados Pessoais
Debatedores:
Profa. Ana Frazão, Professora da UnB
Bruno Bioni, Fundador do Data Privacy Brasil
12h05: A LGPD e as Entidades Sindicais
Debatedores:
Gustavo Ramos (Mauro Menezes e Associados)
Mário Vinícius Claussen Spinelli, Professor da FGV
13h30: Encerramento
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Rede do Conhecimento: cursos EAD gratuitos de tira-dúvidas sobre temas bancários começam nesta quarta-feira (4)
- Comando Nacional dos Bancários define eixos temáticos das conferências estaduais e regionais
- 8 de Março: mulheres contra a violência, fim da escala 6x1 e por representação na política
- Votação da eleição do CA já começou: vote agora em Fabi Uehara (0001)
- Assembleia elege comissão para condução do processo de eleição da nova direção da Apcef/SP
- Sindicato recebe candidato da Chapa Cassi para os Associados e reforça importância da participação na eleição da entidade
- Caixa: Aniversariantes de março têm até o dia 31 para fazer a prova de vida na Funcef
- Igualdade de Oportunidades: bancárias avançam em pacto com bancos pelo fim da violência de gênero
- Igualdade de Oportunidades: trabalhadores e bancos realizarão encontro nessa segunda-feira (2)
- Enquanto empregados sofrem com SuperCaixa, Caixa Seguridade registra lucro recorde de R$ 4,3 bi e distribui dividendos de R$ 3,93 bi aos acionistas
- Chuvas em Minas Gerais mobilizam Comitê de Crise do BB, protocolo instituído na Campanha Nacional 2024
- Sindicato participa da plenária da Sebsede da CUT Rio Preto e reforça unidade diante dos desafios regionais
- Diretoria Executiva da FETEC-SP organiza estratégias para a Campanha Nacional 2026
- Sindicato lamenta morte de bancária da Caixa em tragédia das chuvas em Juiz de Fora
- Contraf-CUT, Fabi Uehara e Sindicato cobram antecipação da PLR