22/02/2021
Dirigentes se reúnem para debater defesa da Caixa pública e condições de trabalho dignas

Entidades associativas e sindicais realizam nesta terça-feira (23) o Seminário de Dirigentes Sindicais da Caixa no estado de São Paulo. “Defesa da Caixa, do Brasil e da Vida” é o tema do encontro que terá a participação de representantes do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Apcef/SP, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, federações e demais sindicatos de bancários da base paulista, além da representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano.
O seminário é realizado há algum tempo e, com o avanço do desmonte do Estado brasileiro e ameaças de privatização da Caixa, tem ocorrido com maior frequência. O objetivo é agregar as propostas que vem das diferentes bases, para sintetizar a discussão em defesa dos direitos dos empregados da Caixa, como Saúde Caixa, Funcef e Acordo Coletivo de Trabalho, e principalmente a defesa da Caixa 100% pública e dos bancos públicos nessa conjuntura de desmonte.
"Refletir sobre os processos de desmonte do patrimônio público em andamento no Brasil e a importância dos bancos públicos para assegurar a soberania nacional e um país mais justo e igualitário será uma das pautas deste encontro. O país atravessa um momento difícil, marcado por retrocessos. Por isso, é necessária uma postura de enfrentamento contra uma gestão que desestrutura o estado democrático e retira direitos dos cidadãos que mais precisam de oportunidades, além de promover o fatiamento de empresas como a Caixa, que cumprem um papel relevante no desenvolvimento do Brasil. Precisamos defender a Caixa, defender o sonho da casa própria, do saneamento, da agricultura familiar, da educação", ressaltou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Para o presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, a realização do seminário é importante para fortalecer a mobilização dos trabalhadores. “Precisamos fazer a defesa da Caixa 100% Pública, do Saúde Caixa e de melhores condições de trabalho”, destacou o dirigente associativo e membro da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).
Sergio Takemoto, presidente da Fenae, lembra que os trabalhadores do banco têm se desdobrado para atender a população nesse momento crítico por conta da pandemia, sofrendo riscos de contaminação e com quadro reduzido de trabalhadores. “Além disso, metas desumanas têm acompanhado o empregado desde o início da pandemia e as entidades representativas estão cobrando exaustivamente da direção da Caixa condições de trabalho dignas, mais respeito e valorização”, reforça.
Programação
A abertura do seminário terá a participação de Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região; Jeferson Rubens Boava, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul; Sergio Takemoto, Presidente da Fenae; Rita Serrano, Representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa; Leonardo Quadros, presidente da Apcef/SP; e Aline Molina, presidenta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo.
Em seguida, haverá debate sobre “Perspectiva Econômica”, com explanação do economista e técnico do Dieese, Sergio Lisboa Santos. Será apresentado logo após o Projeto Covid como doença relacionada ao trabalho.
Fazem parte também da pauta do encontro temas como Defesa da Funcef e GT Saúde Caixa.
As inscrições para o seminário estão sendo feitas pelas entidades sindicais.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos