10/02/2021
PIS/Pasep: Veja quem tem direito e como receber o abono salarial

A Caixa Econômica Federal iniciou na terça-feira (9) o pagamento do abono salarial 2020/2021 – ano base 2019 – para os trabalhadores do setor privado nascidos entre março e junho e os trabalhadores de empresas públicas com número final de inscrição no Pasep de 6 a 9. O saque do abono salarial pode ser realizado até 30 de junho.
O calendário de pagamentos começou em 2020, conforme o mês de nascimento para trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e o número final da inscrição para servidores públicos (Pasep). Na semana passada, o governo federal antecipou o pagamento do abono para os nascidos em maio e junho, que receberiam os valores somente a partir do dia 17 de março. A antecipação também vale para os funcionários públicos ou trabalhadores de empresas estatais.
Para os trabalhadores da iniciativa privada, o PIS será creditado em conta corrente para quem já é correntista da Caixa, ou em poupança social digital, que será criada gratuita e automaticamente.
As poupanças digitais podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), boletos bancários, compras com cartão de débito virtual pela internet e compras com código QR (versão avançada do código de barras) em estabelecimentos parceiros.
Nos casos em que o valor do Abono Salarial não possa ser creditado em conta existente ou em poupança social digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências, a partir desta quinta-feira (11).
Para os trabalhadores do setor público, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil. Quem tem conta no banco receberá o crédito em conta a partir desta terça. Para os demais, os saques serão liberados também a partir do dia 11 de fevereiro.
Veja se tem direito!
Com o reajuste do salário mínimo em janeiro, o valor do abono salarial varia de R$ 92 a R$ 1.100, dependendo do período trabalhado formalmente em 2019. Só receberá o valor total quem trabalhou os 12 meses.
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exercido atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2019.
É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.
Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial do calendário anterior, de 2019/2020 – ano-base 2018, finalizado em 29 de maio do ano passado, ainda podem retirar os valores. O prazo vai até 30 de junho deste ano e o saque pode ser feito nos canais de atendimento com cartão e senha Cidadão, ou nas agências da Caixa.
A consulta sobre o direito ao benefício, bem como ao valor à disposição, pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800-726-0207) e no site www.caixa.gov.br/abonosalarial.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- 1º semestre da Funcef registra rentabilidade acima da meta atuarial
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
- Sindicato celebra o Dia do Bancário com show de prêmios e reconhecimento à categoria
- Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro