28/01/2021
Movimento sindical bancário promove oficinas no Fórum Social Mundial nesta quinta e sexta

As quatro oficinas promovidas em conjunto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), pelo Sindicato de Bancários de São Paulo, pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e pela UNI Américas Finanças serão realizadas nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), no Fórum Social Mundial Virtual, que acontece até o 31 de janeiro de 2021.
O Fórum Social Mundial é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne os grandes capitalistas do mundo e que será realizado no mesmo período em Davos, na Suíça. As inscrições podem ser feitas individualmente ou coletivamente pela página do evento. É possível inscrever uma organização, movimento social ou coletivo, uma atividade ou ainda uma iniciativa mais duradoura. No site também é possível acompanhar a programação completa e conferir a relação completa de palestrantes, além de cadastrar propostas e iniciativas para serem discutidas.
Roberto von der Osten, secretário de Relações Internacional da Contraf-CUT, lembra que a Confederação tem uma tradição em participar de maneira destacada no Fórum Social Mundial. “Já fizemos oficinas e debates sobre o papel social dos bancos, sobre a regulamentação do sistema financeiro e vários outros debates que foram importantes na conjuntura de cada ano em que participamos. Este ano a nossa participação conta com as inestimáveis parcerias do Sindicato de Bancários de São Paulo, com a Fenae e com a UNI Américas Finanças. Nossa Confederação é uma estrutura sindical cidadã que luta pelos direitos dos nossos representados, resistindo e buscando novas conquistas sempre, mas que nunca descuidou desta sensibilidade do olhar atento para o mundo onde os bancários e bancárias vivem”, afirma.
Oficinas
Dia 28 de janeiro – quinta-feira, às 15h
O teletrabalho e a aceleração das transformações tecnológicas nos bancos.
Apresentação da pesquisa nacional com 8.560 bancários e bancárias de todos os estados da Federação, que estão em home office e comparação com a aceleração das transformações tecnológicas nos bancos do Brasil.
Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:
Dia 28 de janeiro – quinta-feira, às 17h
A defesa da Caixa e do Banco do Brasil frente aos ataques neoliberais do governo Bolsonaro.
Organizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, em parceria com a Contraf-CUT e Fenae, trará o debate sobre o papel dos bancos públicos e do papel frente ao desenvolvimento social e econômico do país.
Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:
Dia 29 de janeiro – sexta-feira, às 15h
Projeto Basta! Não irão nos calar.
Organizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, esta oficina abordará o atendimento e o acompanhamento dos casos de violência doméstica contra as bancárias que procuram a entidade e a vinculação destas demandas à Convenção Coletiva de Trabalho – CCT da categoria.
Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:
Dia 29 de janeiro – sexta-feira, às 17h
O papel dos bancos públicos na retomada econômica e social pós pandemia
A UNI Américas Fînanças, através da Alianza Latinoamericana en Defensa de las Bancas Publicas, defende que os bancos públicos desempenham um papel importante na região. A pandemia mostrou que o Estado deve estar presente com políticas reduza os impactos na qualidade de vida dos cidadãos. Não podemos ignorar o fato de que as crises podem provocar um mal-estar e desconfiança em relação à democracia e constituem um risco para a coesão social e o desenvolvimento sustentável. Para construir um novo modelo de desenvolvimento na região que contemple três dimensões; a social, ambiental e econômica os Estados necessitam de uma banca pública forte e atuante. A oficina terá participação de lideranças da Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia e Costa Rica.
Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bradesco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (27)
- Em reunião com presidente do banco, movimento sindical cobra transparência e revisão de critérios do Bônus Caixa e Super Caixa
- Contraf-CUT lança cartilha sobre riscos psicossociais e reforça debate sobre saúde mental no trabalho bancário
- Santander inicia campanha de vacinação contra a gripe para funcionários a partir desta segunda-feira (27)
- Movimento sindical denuncia manobra para desfigurar PEC do fim da escala 6x1
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- BB: Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite nas Eleições 2026 do Economus. Saiba como votar!
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos
- Eleições na Previ entram na reta final e a Chapa 2 defende governança e gestão
- Itaú repete falhas na divulgação de metas e amplia insatisfação entre bancários
- Caixa inicia campanha de vacinação contra a gripe para empregados
- Encontro Nacional de Saúde debate adoecimento da categoria e prepara pauta para a Campanha Nacional 2026
- Coletivo de Segurança do Ramo Financeiro debate aumento de fraudes e precarização da segurança nas unidades bancárias
- Movimento sindical cobra reunião urgente com presidente da Caixa sobre Bônus Caixa