22/01/2021
Problemas relacionados ao convênio com INSS ainda não foram resolvidos pela Funcef
,Outra pendência da Caixa e Funcef para os empregados, aposentados e da ativa, diz respeito ao convênio Prisma, firmado entre a Caixa, Funcef e o INSS.
Ao se aposentar, o trabalhador ligado a um fundo de pensão recebia o benefício do INSS e, junto, também o do fundo de pensão. Em dezembro de 2019, o governo decidiu pela desvinculação dos pagamentos dos benefícios, por meio do rompimento do convênio entre o INSS e os fundos.
No Projeto de Lei de Conversão 15/2020 (MP 936/2020), aprovado no Senado em junho de 2020, havia um artigo que garantia a manutenção do convênio do INSS com os fundos de pensão para unificação dos pagamentos da aposentadoria e dos benefícios de previdência complementar.
Com isso, o convênio poderia ter sido restabelecido plenamente pela Funcef. No entanto, ainda há muitos problemas. Quem recebia os dois proventos separados e os novos aposentados estão com dificuldades para utilizar o que era previsto pelo convênio.
Credplan – Além disso, os participantes aguardam posicionamento da Funcef sobre a diminuição da margem consignável. A base de cálculo, que era a soma dos proventos do INSS com a suplementação da Funcef passou a ser, para diversos participantes, apenas a parcela recebida como complemento da Fundação, excluindo a parcela do INSS. A diminuição significa maior restrição de crédito para milhares de pessoas, que pagam taxas maiores ao contratar pelo convênio de consignado do INSS.
As justificativas de que o processo de negociação visando à renovação do convênio se arrastam por meses. Ano passado, a direção da Caixa afirmou, em live, que se a Caixa não assumisse os novos custos envolvidos no processo, o convênio não seria renovado, porém, nenhuma satisfação oficial é dada aos principais interessados, os participantes.
As entidades que representam os trabalhadores enviaram à Funcef, em outubro, mais um ofício para cobrar informações sobre o atual estágio da discussão envolvendo a renovação do convênio Funcef-INSS e reforçar o pedido em relação à margem consignável do Credplan. No entanto, a Fundação não respondeu.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos