17/12/2020
CNPC faz consulta sobre resgate parcial de contribuição de participantes

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) realizou reunião na última quarta-feira 9 e decidiu colocar em consulta pública a possibilidade de resgate parcial de contribuição de participantes nos planos de Contribuição Definida e de Contribuição Variável (Novo Plano e REB no caso dos planos administrados pela Funcef). A consulta não menciona nada em relação a parte da patrocinadora.
A justificativa é que a medida incentivaria a adesão a essas modalidades de plano nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, tese que carece de comprovação uma vez que não existem estudos técnicos que sustentam esse entendimento.
Lembrando sempre que qualquer saque em reservas acumuladas significa redução no benefício futuro projetado. Se os referidos saques se limitassem as contribuições facultativas, especiais ou voluntárias, aquelas que não trazem a contrapartida da patrocinadora (cada regulamento trata por um nome) ainda haveria espaço para discussão.
Valter San Martin Ribeiro, dirigente sindical e diretor da Anapar/Regional SP ressalta a preocupação com esvaziamento do saldo dos participantes, caso esta medida se concretize.
“Indubitavelmente irá afetar a liquidez do plano e prejudicar o saldo dos participantes. Por isso recomendamos prudência e atenção”, alerta o dirigente.
A resolução ainda deve ser discutida em reunião marcada para março de 2021
Propostas Fenae
Em maio desse ano, a Fenae apresentou à Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), ofício com propostas para contribuir com as discussões que envolvem a revisão de normas e resoluções que tratam dos planos de previdência administrados pelos Fundos de Pensão. A Anapar pretende enviar as propostas ao CNPC, à Superintendência Nacional de Previc e, eventualmente, ao Congresso Nacional.
> Saiba mais.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Após reivindicação da COE, Itaú flexibiliza regras de mobilidade para visitas comerciais
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- O custo social da reestruturação bancária no Brasil
- CEE/Caixa cobra novo PFG, novo PCS e critérios transparentes para o PSI
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- CEE/Caixa e banco retomam negociações nesta quinta-feira (23)
- Nova diretoria: Chapa 1 vence eleições do Sindicato com 98,97% dos votos
- Começou a eleição do Banesprev! Veja o passo a passo para acessar o sistema e vote já!
- COE cobra respostas do Santander e avança debate sobre inclusão e condições de trabalho
- Negociação sobre saúde acontece sob clima de ameaças
- Ainda não respondeu? Participe da consulta sobre o Super Caixa!
- Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas: abertas inscrições para turma de julho
- Pejotização: o julgamento no STF que pode redefinir os direitos no trabalho
- SantanderPrevi inicia processo eleitoral; Sindicato e Afubesp apoiam os candidatos “Representação de Verdade”