11/12/2020
Apcef/SP apresenta denúncia ao Ministério Público sobre reestruturação e transferências

A Apcef/SP apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre possíveis procedimentos discriminatórios na reestruturação em curso no banco. Uma das principais reclamações é quanto à forma arbitrária do processo de transferências, atingindo, especialmente, aposentados e trabalhadores com função incorporada, e a tentativa de impor unidades que exigem um enorme deslocamento aos empregados. A denúncia aponta, ainda, ilegalidades como a transferência de cipeiros, delegados sindicais e empregados com apontamento de restrições pelo próprio PRO da Caixa.
Os representantes dos empregados procuraram, por diversas vezes, tanto a direção da Caixa como os responsáveis pelas áreas envolvidas, porém não obtiveram respostas para diversas demandas. "Lamentamos que a direção da empresa trate os empregados desta forma, e que seus prepostos não se dignem a debater o assunto para buscar soluções para os problemas que eles próprios causaram. Tivemos que apresentar a denúncia ao MPT para tentar resguardar os empregados deste processo que está sendo conduzido de maneira extremamente desrespeitosa”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
"É lamentável que, mais uma vez, a Caixa adote medidas que alteram a vida funcional dos trabalhadores sem discussão com as suas representações. É necessário lutar contra esse desmonte, que prejudica não apenas os empregados - que estão cansados diante das jornadas extensas e metas abusivas, mas pode afetar ainda o atendimento à população", acrescentou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e também diretor da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
A reestruturação foi pautada na última rodada de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa, mas não houve nenhum aprofundamento, pela empresa, das discussões sobre seus efeitos na vida funcional dos empregados.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Novas regras do VA e VR ampliam opções de uso; bancários têm benefícios acima da média nacional
- Santander: Assembleia virtual nesta sexta-feira (6) delibera sobre ACT e Acordo de PPRS
- Saúde Caixa começa a compartilhar rede credenciada com a Cassi nesta quarta-feira (4)
- Copom decide nesta quarta-feira (4) se reduz ou mantém Selic em 13,75% ao ano
- Sindicato entrega mais de 200 kg de alimentos ao projeto social Prateleira Solidária
- Festa dos Bancários 2026 reúne categoria em dia de confraternização, premiações e solidariedade
- COE cobra avanços do Bradesco em PPR, banco de horas e condições de trabalho
- Brasil bate recorde de pessoas com trabalho desde 2012
- A eleição acabou, mas a participação continua: saiba quem e pelo que cobrar
- Santander lucra R$ 9,7 bilhões, mas fecha quase 6 mil postos de trabalho
- Negociação da Cassi avança com proposta de aporte de R$ 2,288 bilhões
- Em assembleia, bancários do Mercantil aprovam renovação do acordo de PLR
- Mercantil antecipa pagamento da 13ª cesta-alimentação para esta sexta (30)
- Consumo de alimentos cresce após proibição das bets no país, diz Abras
- INSS alerta para golpes que usam informação falsa sobre biometria