30/11/2020
Caixa promove sensibilização dos empregados no combate à violência à mulher

Com o objetivo de promover a sensibilização de seus empregados a respeito de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Caixa publicou no ‘Portal Pessoas’, no dia 25 de novembro, material alusivo ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Na publicação, foi divulgado o canal de denúncia 180 – central de atendimento à mulher em situação de violência. Um serviço gratuito e confidencial (onde preserva o anonimato) de utilidade pública, oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, desde 2005. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), neste momento de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, já nos primeiros dias, o Ligue 180 teve um aumento de 9% das ligações.
O documento destaca a importância do enfrentamento à violência contra a mulher na Caixa, que tem um histórico de compromissos com o Estado brasileiro para apoiar tais ações e trazer esse tema para empregadas e empregados do banco público.
“A ação demonstra que a luta da categoria no combate à violência contra as mulheres se fortalece cada vez mais. A categoria bancária sempre teve uma forte atuação nas questões de gênero, tanto que foi a primeira a conquistar a Cláusula de Igualdade de Oportunidades em acordo coletivo e uma mesa de negociação permanente. Aos poucos vamos vencendo os obstáculos nos locais de trabalho, mas ainda há muito para avançarmos, pois sabemos que a violência doméstica afeta a habilidade e produtividade da vítima no emprego. Por isso, temos que combater esse mal não só em datas alusivas ao combate da violência contra a mulher, mas todos os dias”, destacou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, órgão que representa o Sindicato nas negociações com o banco.
Uma das mais recentes conquistas ocorreu em março deste ano, com a assinatura de acordo nacional entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários que garante a prevenção, apoio e acompanhamento à mulher vítima de violência doméstica e familiar. Esse debate sempre fez parte da reinvindicação da categoria nas mesas de negociações e a orientação é que seja intensificado banco a banco.
Nesta semana, além da Caixa, vimos avanços nas ações nos locais de trabalho no Banco do Brasil.
Enfrentamento à violência contra as mulheres
O comunicado apresentou dados sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, no qual ressalta que, segundo a Lei Maria da Penha, a violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Contudo, a saúde emocional das mulheres é direta e substancialmente comprometida quando ela se encontra em uma situação de violência, geralmente em âmbito doméstico e muitas vezes invisível fisicamente.
A publicação, ainda, menciona dados de pesquisa realizada em 2016, em Salvador, sobre Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Segundo a pesquisa, 22% das mulheres afirmam que a violência sofrida interferiu em seu trabalho, resultando em queda de rendimento e faltas. Essas faltas geraram descontos nos salários e demissões, aprofundando a vulnerabilidade dessas mulheres. Além disso, 23% das mulheres vítimas de violência doméstica afirmam já terem recusado ou desistido de alguma oportunidade de emprego porque o parceiro era contra.
“Esses dados são estarrecedores, pois impactam toda a sociedade. Todos perdem com a violência e com o feminicídio. Por isso, o diálogo e a conscientização devem ser permanentes em nossas vidas e principalmente nos locais de trabalho. Ainda há muita luta adiante, principalmente no que diz respeito à valorização da igualdade entre homens e mulheres no universo do trabalho no ramo financeiro”, concluiu Fabiana.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Contraf-CUT lança cartilha sobre riscos psicossociais e reforça debate sobre saúde mental no trabalho bancário
- Em reunião com presidente do banco, movimento sindical cobra transparência e revisão de critérios do Bônus Caixa e Super Caixa
- Santander inicia campanha de vacinação contra a gripe para funcionários a partir desta segunda-feira (27)
- Bradesco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (27)
- Movimento sindical denuncia manobra para desfigurar PEC do fim da escala 6x1
- É conquista! Itaú inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira (27)
- União sindical em ação: Diretor e presidente do Sindicato participam como mesários de eleição no SEEB Jundiaí
- 74% dos clientes brasileiros preferem agências físicas para serviços complexos